INOVAÇÃO

Escolas da Bahia usam RFID para monitorar alunos

Da redação ... 22/03/2012 ... Convergência Digital
As escolas municipais de Vitória da Conquista, na Bahia, serão as primeiras do Brasil a utilizar a tecnologia, com investimento de R$ 1,2 milhão. Primeiramente, mais de 20 mil alunos da rede municipal receberão o Uniforme Escolar Inteligente (DCC Student Id) gratuitamente e 25 escolas municipais serão contempladas.

Cada Uniforme Escolar Inteligente terá uma etiqueta com um número universal, o qual deverá ser cadastrado no sistema escolar com as informações dos alunos e com o número de celular dos pais ou responsáveis. Na entrada da escola, será instalado um sensor, que vai monitorar a entrada e saída do estudante, enviando imediatamente uma mensagem de texto (SEM) para os telefones registrados. Os pais ou responsáveis também poderão ser notificados pela secretaria das instituições de ensino a qualquer momento.

O diretor do Caic, Sidiney Soares, está com boas expectativas em relação à adoção do novo uniforme. “Esse projeto vem nos dar um grande apoio. Com o controle da frequência escolar, vão melhorar a assiduidade dos alunos, o nível de aprendizagem, de aprovação. E a presença da família na escola vai nos ajudar bastante a melhorar ainda mais a educação”, afirma.

Para o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, o projeto “alia educação, segurança e possibilita parcerias com o Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Militar, sempre defendendo a comunidade escolar, os alunos e a própria família. Todo esse cuidado é muito importante para que a escola seja um lugar seguro”.

Fonte: Agência de noticias

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

CESAR abre inscrições para atrair startups

Iniciativa é voltada para startups de setores como saúde, serviços financeiros, água, energia sustentáveis, entre outras.

Finep e Fapesp aprovam projetos de R$ 65 milhões para inovação

Dos selecionados, 87 projetos são de pequenas empresas e 10 são direcionados ao desenvolvimento de tecnologias para cidades inteligentes.

Blockchain tem potencial para 'desbloquear' a inovação e tornar o Brasil mais transparente

Em entrevista exclusiva à CDTV, Michael J.Casey, consultor-sênior do MIT Media Lab, assegura que a plataforma é a ideal para evitar silos e permitir conexões entre grupos distintos.
 

Polícia Federal quer usar inteligência artificial aplicada à investigação

Em junho, acontecerá um hackaton para viabilizar o uso real da tecnologia pelos policiais federais.

EMBRACO compra startup catarinense de tecnologia disruptiva de dados

Startup UpPoints, que desenvolveu um sistema de reconhecimento de imagem e análise de performance de vendas de produtos no ponto de venda. Valores não foram revelados. Mercado nacional é o alvo inicial, mas mercado internacional está nos planos.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G