INOVAÇÃO

CPqD lança "Videoideias" para conteúdos multimídia em sala de aula

Da redação* ... 30/03/2012 ... Convergência Digital

O CPqD está lançando o "Videoideias", uma nova ferramenta de apoio pedagógico que permite utilizar conteúdos multimídia personalizados em sala de aula, com acesso via internet. O objetivo é tornar as aulas mais atraentes, estimulando a aprendizagem, e ao mesmo tempo oferecer aos professores uma série de recursos para facilitar a produção e gestão de conteúdos educacionais multimídia.

Voltada para o ensino fundamental, a ferramenta é constituída de dois módulos: "Videoideias na Classe" e "Videoideias Web". O primeiro permite a exibição dos conteúdos e o acesso a atividades interativas em sala de aula. No Videoideias Web, o professor pode criar seus planos de aula, além de selecionar e relacionar os conteúdos multimídia que pretende utilizar em cada uma delas.

O Videoideias traz mais de 700 vídeos e conteúdos livres - incluindo TV Escola e Portal do Professor, do MEC, e o Portal da Enciclopédia Britannica -, divididos por ano, disciplinas e temas. A ferramenta ainda permite que o professor inclua outros conteúdos específicos de sua área, próprios ou obtidos em diferentes fontes de informação, de modo a personalizar suas aulas. E esses conteúdos podem ser compartilhados com outros professores, ou até mesmo com outras escolas da mesma rede de ensino.

Para o aluno, o portal oferece vídeos, avaliações e a Fábrica de Ideias, um espaço no qual ele pode criar histórias em quadrinhos com fins pedagógicos, sob a orientação do professor. Trata-se de uma ferramenta de autoria que oferece personagens prontos, cenários, objetos, balões e outros elementos que facilitam a criação das histórias pelas crianças. A intenção é facilitar a fixação de novos conceitos, além de estimular a criatividade e contribuir para a ampliação da biblioteca de conteúdos da escola.

Para os gestores de ensino, o Videoideias fornece relatórios de acompanhamento e de uso da ferramenta, bem como recursos para a criação de pesquisas de opinião e a comunicação eletrônica com professores e escolas.

Na sala de aula, o acesso ao Videoideias pode ser feito por meio de lousa digital (qualquer modelo) ligada a um computador ou notebook, ou de um aparelho de TV comum conectado a um receptor que se comunica com o servidor de mídia - onde os conteúdos multimídia ficam armazenados. No futuro, o aplicativo poderá ser acessado também por meio de tablets e smartphones.

Com a disseminação da banda larga no país e nas escolas, o Videoideias poderá ser uma ferramenta importante para o compartilhamento dos conteúdos armazenados em servidores de mídia, por exemplo, de uma secretaria de educação - municipal ou estadual - por toda a rede de ensino.

*Fonte: Assessoria de Imprensa do CPqD.


Cloud Computing
Seguradora 100% online da Caixa usa a nuvem para aprimorar atendimento ao cliente

A Youse contratou serviços da Salesforce e, hoje, têm mais de 450 funcionários logados à plataforma cloud, que é considerada de missão crítica por funcionar initerruptamente.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Opinião
Chegamos à Era dos Jetsons
Por Ricardo Caldas*
Opinião
Conheça o olho eletrônico de IA para deficientes visuais
Anderson Soares, Eduardo Prado e Outros [*]
Opinião
Inteligência Artificial para Todos
Por Mauricio Prado, gerente geral da Salesforce no Brasil

Polícia Federal quer usar inteligência artificial aplicada à investigação

Em junho, acontecerá um hackaton para viabilizar o uso real da tecnologia pelos policiais federais.

EMBRACO compra startup catarinense de tecnologia disruptiva de dados

Startup UpPoints, que desenvolveu um sistema de reconhecimento de imagem e análise de performance de vendas de produtos no ponto de venda. Valores não foram revelados. Mercado nacional é o alvo inicial, mas mercado internacional está nos planos.

Empresas brasileiras aderem à Liga IoT para acelerar startups

Iniciativa - conduzida pela aceleradora Liga Ventures e a Intel - irá acelerar empresas de software ou hardware e já está com as inscrições abertas para o seu primeiro ciclo.

Fintech lança serviço de transferência de dinheiro por chatbot no Facebook

Londrina TransferWise lança serviço quee permite o envio de dinheiro pelo Messenger. Modalidade não está disponível para os usuários do Brasil.

Brasileiros assistiram, em média, 6 horas e 17 minutos de TV em 2016

Estudo realizado em 15 regiões do país, mostra que as mulheres assistem mais TV do que os homens e que há uma retomada do público infantil e dos jovens.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G