INOVAÇÃO

CPqD lança "Videoideias" para conteúdos multimídia em sala de aula

Da redação* ... 30/03/2012 ... Convergência Digital

O CPqD está lançando o "Videoideias", uma nova ferramenta de apoio pedagógico que permite utilizar conteúdos multimídia personalizados em sala de aula, com acesso via internet. O objetivo é tornar as aulas mais atraentes, estimulando a aprendizagem, e ao mesmo tempo oferecer aos professores uma série de recursos para facilitar a produção e gestão de conteúdos educacionais multimídia.

Voltada para o ensino fundamental, a ferramenta é constituída de dois módulos: "Videoideias na Classe" e "Videoideias Web". O primeiro permite a exibição dos conteúdos e o acesso a atividades interativas em sala de aula. No Videoideias Web, o professor pode criar seus planos de aula, além de selecionar e relacionar os conteúdos multimídia que pretende utilizar em cada uma delas.

O Videoideias traz mais de 700 vídeos e conteúdos livres - incluindo TV Escola e Portal do Professor, do MEC, e o Portal da Enciclopédia Britannica -, divididos por ano, disciplinas e temas. A ferramenta ainda permite que o professor inclua outros conteúdos específicos de sua área, próprios ou obtidos em diferentes fontes de informação, de modo a personalizar suas aulas. E esses conteúdos podem ser compartilhados com outros professores, ou até mesmo com outras escolas da mesma rede de ensino.

Para o aluno, o portal oferece vídeos, avaliações e a Fábrica de Ideias, um espaço no qual ele pode criar histórias em quadrinhos com fins pedagógicos, sob a orientação do professor. Trata-se de uma ferramenta de autoria que oferece personagens prontos, cenários, objetos, balões e outros elementos que facilitam a criação das histórias pelas crianças. A intenção é facilitar a fixação de novos conceitos, além de estimular a criatividade e contribuir para a ampliação da biblioteca de conteúdos da escola.

Para os gestores de ensino, o Videoideias fornece relatórios de acompanhamento e de uso da ferramenta, bem como recursos para a criação de pesquisas de opinião e a comunicação eletrônica com professores e escolas.

Na sala de aula, o acesso ao Videoideias pode ser feito por meio de lousa digital (qualquer modelo) ligada a um computador ou notebook, ou de um aparelho de TV comum conectado a um receptor que se comunica com o servidor de mídia - onde os conteúdos multimídia ficam armazenados. No futuro, o aplicativo poderá ser acessado também por meio de tablets e smartphones.

Com a disseminação da banda larga no país e nas escolas, o Videoideias poderá ser uma ferramenta importante para o compartilhamento dos conteúdos armazenados em servidores de mídia, por exemplo, de uma secretaria de educação - municipal ou estadual - por toda a rede de ensino.

*Fonte: Assessoria de Imprensa do CPqD.


Cloud Computing
Teles partem para soluções próprias de big data

A adoção da análise preditiva dos dados ainda é considerada 'excessivamente cautelosa' nas operadoras de telecomunicações da América Latina. Mercado na região de big data chegou a R$ 2 bilhões no ano passado.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Fintech lança serviço de transferência de dinheiro por chatbot no Facebook

Londrina TransferWise lança serviço quee permite o envio de dinheiro pelo Messenger. Modalidade não está disponível para os usuários do Brasil.

Brasileiros assistiram, em média, 6 horas e 17 minutos de TV em 2016

Estudo realizado em 15 regiões do país, mostra que as mulheres assistem mais TV do que os homens e que há uma retomada do público infantil e dos jovens.

Drones corporativos ganham escala e vendas vão quadruplicar em 2017

Expectativa é de que três milhões de unidades sejam comercializadas no mundo. Também há uma projeção de uma queda no preço, em especial, os voltados para as empresas, com uma redução de até 16,5%.

Petrópolis, no Rio de Janeiro, ganha novo Centro Tecnológico

Obras começam ainda neste primeiro semestre e unidade ficará ao lado do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

No Brasil, 64% das empresas não investem em Inovação

De acordo com o MCTIC, apenas 36% das companhias nacionais inovam e dessas somente 2,4% inovam para o mercado mundial. Para o IPEA, as políticas públicas não foram suficientes para estimular os investimentos em inovação no país.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G