Home - Convergência Digital

Smartphones: No Brasil, homens dominam busca por aplicativos

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 02/04/2012

Um novo estudo do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson, identificou que o uso de smartphones é diferente entre mulheres e homens. Enquanto as mulheres utilizam mais os serviços de comunicação, como voz, e-mail e SMS, os homens preferem os serviços de entretenimento e estão mais dispostos a experimentar novos serviços como o VoIP (Voz sobre IP).

O estudo destaca que a utilização de smartphones é alta durante todo o dia, assim como da internet. No Brasil, enquanto 36% dos homens pesquisados utilizam seus smartphones para jogar, entre as mulheres esse número cai para 16%. São os homens também os que assistem mais TV, vídeos e escutam música pelo celular. Além disso, são eles que dominam o download de aplicativos com mais que o dobro da frequência que o público feminino.

O quadro se inverte em relação à atividade de tirar fotos. Enquanto aproximadamente 80% das brasileiras participantes da pesquisa afirmam utilizar o dispositivo para esta função, somente 60% dos homens fazem uso do mecanismo. Porém, são eles os líderes no envio e recebimento de imagens, MMS e fotos.

Julia Casagrande, especialista do Ericsson ConsumerLab e uma das responsáveis pelo estudo no Brasil, diz: “Com a introdução dos smartphones no mercado, a internet passou a ter uma relação natural com os usuários em vários segmentos de consumo, gerando uma relação de codependência. Hoje, mais de 40% dos usuários de smartphones no Brasil já utilizam o dispositivo para navegar na internet e 33% para acessar as mídias sociais diariamente”.

Para o acesso das redes sociais, o aparelho é mais utilizado entre os homens, que preferem realizar o acesso quando em trânsito, no período da tarde e no final do dia. As mulheres lideram os acessos das redes sociais no período da manhã, antes mesmo de sair da cama, durante o almoço e novamente na cama antes de dormir. Dessa maneira, os smartphones têm impactado diretamente na frequência com que os serviços são utilizados, em comparação ao uso de computadores e celulares comuns.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

28/07/2017
Vendas globais de PCs e smartphones cairão em 2017

24/07/2017
CRM e BPO se rendem ao smartphone

07/07/2017
Demanda por chips de memória faz lucro da Samsung disparar

03/07/2017
Samsung remanufatura smartphone que pegou fogo

28/06/2017
Smartphone supera computador para acesso de notícias no Brasil

23/06/2017
Uber ganha destaque na tela inicial dos smartphones dos brasileiros

06/06/2017
Venda de celulares cresce 25,4% no 1º tri e receita chega a R$ 13,3 bi

30/05/2017
PROTESTE: Samsung tem melhor custo benefício. iPhone o melhor desempenho

25/05/2017
AT&T quer episódios de Game of Thrones com 20 minutos para celular

23/05/2017
Chineses mostram força no mercado de smartphones

Destaques
Destaques

BNDES investe R$ 13 milhões em plataforma de Internet das Coisas

É o primeiro financiamento oficial do banco do governo para a tecnologia. Ele foi direcionado à Inmetrics, empresa de TI, e corresponde a 70% do custo total do projeto.

Brasil supera 200 milhões de acessos móveis à internet

Segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), 5.030 municípios têm infraestrutura para conexões de dados em 3G ou 4G. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Inteligência Artificial já faz parte da sua vida

Por Eduardo Prado*

Existem aplicações que já estão dando o que falar e a IA será cada vez mais onipresente, aponta o especialista e consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo para o Portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site