Convergência Digital - Home

No Brasil, CIOs ainda temem perder poder com uso da nuvem

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 03/04/2012
Os CIOs brasileiros temem perder poder e status se adotarem computação na nuvem, o que é um equivoco, sustenta o vice-presidente do Gartner, Cassio Dreyfuss. Segundo ele, os gestores de Tecnologia precisam entender que o poder não está em concentrar a gestão de ativos, mas, sim, em usar a TI como ferramenta efetiva de negócios.

Durante a Conferência Gartner Data Center, que acontece na capital paulista, nesta terça-feira, 03/04, Dreyfuss deixou claro que computação na nuvem veio para ficar, mas destacou que os gestores brasileiros - que tinham forte interesse no conceito, hoje, freiam suas expectativas por medo de perder influência na gestão de TI e nos negócios.

"Infelizmente, os CIOS enxergam computação na nuvem como um problema, quando ela pode ser a solução e a possibilidade de eles se aproximarem mais do negócio-fim da empresa", lamenta Dreyfuss.

Com relação ainda à computação na nuvem, o vice-presidente administrativo do Gartner, Ray Paquet, informa que nos proximos cinco anos, a área de armazenamento de dados deverá registrar um crescimento de 800%, com um declínio contínuo dos servidores - em especial - os baseados em Unix, em função do impulso dos equipamentos Windows/Linux.

Com relação ao chamado Big Data, grande volume de informações, o Gartner sustenta que o volume total de dados aumentará 59% ao ano, sendo que de 70% a 85% serão não estruturados. Não à toa, o Business Intelligence volta a ser uma das grandes preocupações dos gestores de TI.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Destaques
Destaques

Procuram-se cientistas de dados para os bancos brasileiros

"Não adianta ter o melhor BI. O melhor Big Data. Se não houver quem saiba ler as informações", afirma Gustavo Fosse, da Febraban.

Análise de dados evita R$ 374 milhões em fraudes no seguro-desemprego

Novo sistema de Tecnologia cruza dados com FGTS, Rais/Caged e Receita Federal e desde dezembro de 2016 bloqueou cerca de 21 mil pedidos. Ministério do Trabalho estima economia em R$ 1,2 bilhão este ano.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O uso inteligente do Big Data a favor da indústria

Por Marlos Bosso*

Os impactos da revolução 4.0 são inevitáveis. Identrificar o que está por vir é o desafio dos executivos.

Produzimos mais dados do que a capacidade de armazená-los

Por Thiago Franco*

Será que a demanda digital romperá com os limites físicos dos datacenters em curto prazo? Nos últimos anos, muitos especialistas têm tentado responder a esta pergunta.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site