Convergência Digital - Home

Armazenamento de dados crescerá 800% em cinco anos

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 03/04/2012

O 'big data', com o consumo cada vez maior de conteúdo, em especial, em função da troca de informações por meio das redes sociais, é um dos pilares do crescimento do armazenamento de dados - que deverá, de acordo com o Gartner, ter um impulso de 800% nos próximos cinco anos.

Um bom exemplo de como as redes sociais impactam a área de dados é o do Facebook. A rede social a cada minuto sobe cerca de 700 mil fotos, revelou, o vice-presidente administrativo do Gartner, Ray Paquet, que nesta terça-feira, 03/04, participou da Conferência Data Center, realizada na capital paulista.

Segundo ele, essa busca cada vez maior de informações provoca mudanças no mercado de data center, em alta crescente no Brasil, mas com problemas a serem superados. Um dos gargalos, apura Henrique Cecci, diretor de pesquisas de data center do Gartner, é a refrigeração dos equipamentos, esponsável por mais de 50% do consumo de energia.

"Os custos desse serviço aqui no Brasil ainda são mais elevados, crescem de 15% a 20% ao ano", diz. E, infelizmente, a eficiência do uso não é das melhores. "Os profissionais de TI não estavam acostumados a lidar com o fornecimento elétrico", acrescenta.

Ainda sobre consumo de dados, os profissionais de TI precisam lidar com a consumerização - uso pessoal dos dispositivos móveis no ambiente de trabalho. Para Paquet, reforçar a segurança é crucial.

"É importante ter segurança, como senhas de proteção e acesso remoto aos dados para bloqueio e eliminação em caso de perdas", mas salienta que o CIO precisa mudar seu ponto de vista e flexibilizar a gestão desses dispositivos. "O mundo mudou, a TI mudou. O gerenciamento é mais complexo, mas não impossível", completa.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Destaques
Destaques

Procuram-se cientistas de dados para os bancos brasileiros

"Não adianta ter o melhor BI. O melhor Big Data. Se não houver quem saiba ler as informações", afirma Gustavo Fosse, da Febraban.

Análise de dados evita R$ 374 milhões em fraudes no seguro-desemprego

Novo sistema de Tecnologia cruza dados com FGTS, Rais/Caged e Receita Federal e desde dezembro de 2016 bloqueou cerca de 21 mil pedidos. Ministério do Trabalho estima economia em R$ 1,2 bilhão este ano.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O uso inteligente do Big Data a favor da indústria

Por Marlos Bosso*

Os impactos da revolução 4.0 são inevitáveis. Identrificar o que está por vir é o desafio dos executivos.

Produzimos mais dados do que a capacidade de armazená-los

Por Thiago Franco*

Será que a demanda digital romperá com os limites físicos dos datacenters em curto prazo? Nos últimos anos, muitos especialistas têm tentado responder a esta pergunta.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site