GESTÃO

Receita cede e adia prazo para a entrega do Simples Nacional

Da redação ... 16/04/2012 ... Convergência Digital

Diante das dificuldades de contribuintes para entregar a declaração do Simples Nacional, a Receita Federal decidiu prorrogar para a sexta-feira, 20/04, o prazo final para o envio da documentação, em função das reclamações com o serviço na Internet. O prazo para entrega da DASN (Declaração Anual do Simples Nacional), relativo ao ano calendário 2011, terminava nesta segunda-feira, 16/04, às 23h59min59s (horário de Brasília).

Contribuintes também alegaram ter recebido notificações de multa por atraso nas declarações entregues nesta segunda-feira, ainda dentro do prazo. A Receita informou que as multas emitidas para entregas feitas dentro do prazo serão canceladas.

Segundo o órgão, mais de 3 milhões de declarações foram entregas até as 17 horas desta segunda-feira. Cerca de 3,8 milhões de empresas estão obrigadas a declarar. Os contribuintes que não entregarem a declaração dentro do prazo, ou que a apresentarem com incorreções ou omissões, estarão sujeitos a multa.

A punição é de 2% ao mês ou fração, incidente sobre o valor dos tributos informados na DASN, ainda que totalmente pago, no caso de falta de entrega ou entrega após o prazo, limitada a 20%. A multa é de R$ 100 para cada grupo de dez informações incorretas ou omitidas.

As multas serão reduzidas à metade, quando a declaração for apresentada após o prazo, mas antes de qualquer procedimento de ofício, e para 75%, se houver a apresentação da declaração no prazo fixado em intimação. O prazo não se aplica ao Microempreendedor Individual (MEI), que deve entregar a DASN Simei até o dia 31 de maio.


Governo adota sistema eletrônico para portarias interministeriais

Objetivo é agilizar a tramitação desses documentos graças à análise simultânea por diferentes pastas e será feito a partir de um novo módulo inserido no Sistema Eletrônico de Informações.

eSocial: corram com a qualificação cadastral

Fase de testes para empresas pilotos vai até 30 de junho e os desenvolvedores de soluções precisam estar atentos para as funcionalidades do programa.

Bloco K. ICMS. Nfes e e-Social. Sua empresa está preparada?

Mudanças relevantes na gestão tributária exigem uma adequação fiscal ainda mais rigorosa das corporações em 2017.

STF já julgou 3,5 mil processos ‘virtuais’

Sistema implantado em agosto do ano passado permite a análise e votação nas duas Turmas do Supremo sem a necessidade de reuniões presenciais.

No Brasil, o desktop ainda vence o smartphone no ambiente de trabalho

Na 'disputa' dos equipamentos, os notebooks foram ultrapassados pelos smartphones.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G