Convergência Digital - Home

Cloud: Integrador ganha nova roupagem

Convergência Digital
Da redação - 17/04/2012

Ao se decidir pelo uso de serviços na nuvem, é necessário pensar em um suporte efetivo, adverte o Gartner. E quem faz essa ponte é o Integrador de serviços em nuvem (MMS). Trata-se de um provedor de serviços que desempenha um papel intermediário na migração para a computação em nuvem e pode ajudar no momento pós-implementação.

Segundo a consultoria, o interesse no IMS começou no ano passado e deverá crescer bastante ao longo dos próximos três anos, especialmente, nas empresas onde há o interesse de contratar serviços de cloud sem o envolvimento do departamento de TI.

Apesar de apostar na nuvem - o modelo traz uma série de benefícios, como redução de custos, maior flexibilidade e complexidade baixa, além de direcionar recursos para áreas de maior valor agregado, reduzindo os riscos - o Gartner lembra que a sua implementação também impõe desafios e ameaças, entre elas, a falta de transparência, disponibilidade e necessidades de licenciamento e integração.

Mais do que nunca, observa a consultoria, o uso da computação na nuvem - pública ou privada - exige coordenação e a imposição de diretrizes e padrões por parte dos responsáveis pela contratação do serviço. Ainda de acordo com o Gartner, as empresas também não devem se esquecer de migrar, na primeira oportunidade que tiverem, as cargas de trabalho de infraestrutura existente para a nuvem. Essa abordagem pode trazer benefícios quando a organização tem exigências de recursos variáveis.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.

Destaques
Destaques

Apenas 16% das PMEs brasileiras usam capacidade de processamento em nuvem

O dado faz parte da pesquisa TIC Empresas 2017, que pela primeira vez, avaliou a adoção de serviços cloud pelas pequenas e médias empresas no País. O e-mail na nuvem é o serviço mais usado, com 27%.

Por 5G, TIM Brasil terá 21 data centers virtualizados no Brasil

O diretor de engenharia da TIM Brasil, Marco Di Constanzo, revelou que a operdora terá 10 data centers virtualizados até o final deste ano. Piloto oficial do 5G acontecerá com a liberação da faixa 3,5GHz.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Mão de obra é o "Calcanhar de Aquiles" da Inteligência Artificial

Por Eduardo Prado*

Em artigo exclusivo para o Convergência Digital, o consultor Eduardo Prado, mostra como os gigantes da tecnologia travam uma dura batalha para conseguir fidelizar os especialistas existentes. Ele também adverte: há uma busca desenfreada pela competência em IA.

A IA traz emoção e empatia às "máquinas"

Por Eduardo Prado*

Imagine se as tecnologias – assistentes virtuais (tipo Alexa da Amazon), veículos autônomos, aparelhos de televisão, frigoríficos conectados, telefones celulares – estivessem cientes das suas emoções? E se elas percebessem o seu comportamento não-verbal em tempo real?


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site