Convergência Digital - Home

Cloud: Integrador ganha nova roupagem

Convergência Digital
Da redação - 17/04/2012

Ao se decidir pelo uso de serviços na nuvem, é necessário pensar em um suporte efetivo, adverte o Gartner. E quem faz essa ponte é o Integrador de serviços em nuvem (MMS). Trata-se de um provedor de serviços que desempenha um papel intermediário na migração para a computação em nuvem e pode ajudar no momento pós-implementação.

Segundo a consultoria, o interesse no IMS começou no ano passado e deverá crescer bastante ao longo dos próximos três anos, especialmente, nas empresas onde há o interesse de contratar serviços de cloud sem o envolvimento do departamento de TI.

Apesar de apostar na nuvem - o modelo traz uma série de benefícios, como redução de custos, maior flexibilidade e complexidade baixa, além de direcionar recursos para áreas de maior valor agregado, reduzindo os riscos - o Gartner lembra que a sua implementação também impõe desafios e ameaças, entre elas, a falta de transparência, disponibilidade e necessidades de licenciamento e integração.

Mais do que nunca, observa a consultoria, o uso da computação na nuvem - pública ou privada - exige coordenação e a imposição de diretrizes e padrões por parte dos responsáveis pela contratação do serviço. Ainda de acordo com o Gartner, as empresas também não devem se esquecer de migrar, na primeira oportunidade que tiverem, as cargas de trabalho de infraestrutura existente para a nuvem. Essa abordagem pode trazer benefícios quando a organização tem exigências de recursos variáveis.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Destaques
Destaques

Mercado de computação em nuvem foi de R$ 2,25 bilhões no Brasil

Estudo da ABES mostra que o segmento registrou uma expansão de 47,4% em 2016, tendo como base os dois principais serviços - Software como Serviço (SaaS) e PaaS (plataforma como Serviço). O segmento de análise de dados faturou US$ 809 milhões

Armazenamento em nuvem entra no top 5 dos serviços críticos ao mundo

Fica atrás apenas de energia, águas limpas, transportes públicos e telecomunicações. Internet das Coisas impulsiona essa criticidade ao dia a dia.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Empresas de TI ou organizações dependentes dela?

Por Paulo de Godoy*

Considerada parte do ‘guarda-chuva’ da Inteligência Artificial, a Machine Learning vem crescendo e ganhando força à medida que o volume de dados explode.

Criando uma arquitetura analítica para o futuro

Por Stephen Rigo*

O custo de não ter a arquitetura analítica adequada é alto, já que esse fator pode gerar problemas de incompatibilidade, governança, segurança, falta de acordos de nível de serviço, escalabilidade e problemas de extensibilidade.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site