GESTÃO

Simples: 400 mil empresas não acertaram as contas com o Fisco

Da redação ... 23/04/2012 ... Convergência Digital

Segundo dados fornecidos pela Receita Federal, foram entregues no dia 20 de abril, 3.430.956 Declarações Anuais do Simples Nacional (DASN), relativas ao ano-calendário 2011. Esse número representa 89,42% do total das empresas obrigadas à entrega.

A entrega da DASN a partir de 21/04/2012 está sujeita a multa. Apesar das 400 mil empresas que não cumpriram o prazo, o resultado de entrega, afirma a Receita, foi superior ao do ano anterior, quando 85,85% das empresas cumpriram com a obrigação de entrega da DASN até o prazo final. O Microempreendedor Individual (MEI) deve entregar, até 31/05/2012, a DASN-SIMEI relativa ao ano-calendário 2011.

Os contribuintes que não entregaram a declaração dentro do prazo, ou que a apresentarem com incorreções ou omissões, estão sujeitos a multas. A punição é de 2% ao mês ou fração, incidente sobre o valor dos tributos informados na DASN, ainda que totalmente pago, no caso de falta de entrega ou entrega após o prazo, limitada a 20%. A multa é de R$ 100 para cada grupo de dez informações incorretas ou omitidas.

As multas serão reduzidas à metade, quando a declaração for apresentada após o prazo, mas antes de qualquer procedimento de ofício, e para 75%, se houver a apresentação da declaração no prazo fixado em intimação.


Corporações estão saltando as tecnologias para suprir a demanda de TI

A renovação do parque de TI - suspensa nos últimos três anos - se faz obrigatória e aponta para uma retomada dos negócios em 2017 na América Latina, sustentam Diego Majdalani, presidente para América Latina da Dell EMC Commercial, e Octavio Osorio, vice presidente para AL da Dell EMC Enterprises.

Governo adota sistema eletrônico para portarias interministeriais

Objetivo é agilizar a tramitação desses documentos graças à análise simultânea por diferentes pastas e será feito a partir de um novo módulo inserido no Sistema Eletrônico de Informações.

eSocial: corram com a qualificação cadastral

Fase de testes para empresas pilotos vai até 30 de junho e os desenvolvedores de soluções precisam estar atentos para as funcionalidades do programa.

Bloco K. ICMS. Nfes e e-Social. Sua empresa está preparada?

Mudanças relevantes na gestão tributária exigem uma adequação fiscal ainda mais rigorosa das corporações em 2017.

STF já julgou 3,5 mil processos ‘virtuais’

Sistema implantado em agosto do ano passado permite a análise e votação nas duas Turmas do Supremo sem a necessidade de reuniões presenciais.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G