TELECOM

Para 56% dos brasileiros, acesso à Internet é por smartphones e tablets

Da redação ... 10/05/2012 ... Convergência Digital

O Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), apresentou nesta quinta-feira, 10/05, os resultados da pesquisa “Como 80 milhões de brasileiros acessam a internet no Brasil”, desenvolvida em parceria com a comScore.

O estudo visa compreender a audiência online no Brasil, tanto em termos de seu envolvimento com a Internet e os diversos tipos de tecnologia quanto das percepções e atitudes em relação à publicidade digital.

Mais de 40% dos entrevistados passam, pelo menos, duas horas por dia navegando na internet por vários dispositivos, enquanto apenas 25% usam o mesmo tempo assistindo TV. A internet também é a atividade preferida por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco tempo livre, somando 62%. Além de ser considerado o meio mais importante para 82% dos entrevistados (85% mulheres e 79% homens).

Foram entrevistadas 2.075 pessoas usuárias de internet, entre 15 e 55+ anos, sendo 51% homens e 49% mulheres, de 6 a 14 de fevereiro de 2012, via e-mail. Os dados foram ponderados proporcionalmente às taxas nacionais online para faixa etária, gênero e região de residência de forma que os resultados sejam representativos da população online (55% Sudeste; 19% Sul; 13% Nordeste; 8% Centro Oeste; 5% Norte).

Em casa, a internet é sempre a mídia mais acessada, sendo 89% no período da manhã, 78% à noite e 73% em outros momentos do dia. Da mesma forma, a web é a mídia mais utilizada em todos os demais lugares e situações de um dia típico: 60% trabalho; 52% na casa de amigos ou familiares; 44% escola; 44% restaurantes e cafés; 43% reunião com amigos; 34% shoppings.

Com relação aos tipos de canais que a internet é acessada, o desktop lidera com 77%, seguido pelo notebook ou laptop (59%), smartphone (40%), tablets (16%), iPad (15%), console de videogame (12%), iPod (10%) e outros dispositivos (2%). Entretanto, os jovens preferem utilizar os smartphones, tablets e videogames para navegar.

A maior parte (62%) da audiência brasileira online acessa a internet via dois ou mais canais. Destaca-se a faixa etária de jovens adultos (entre 25 e 34 anos) aonde 23% acessam por quatro ou mais canais. Além disso, 61% dos brasileiros usam frequentemente o computador enquanto veem TV, sendo que as mulheres são mais propensas que os homens neste uso paralelo (32%). Dentre os que usam os dois tipos de mídia simultaneamente, 92% prestam igual ou mais atenção na internet.

A maioria dos entrevistados concorda que usa a internet para pesquisar produtos que desejam comprar offline (65%) e que os anúncios online têm os motivado a comprar produtos (57%) ou visitar lojas anunciadas (56%). Já 60% disse ser motivado por anúncios online a buscar mais informações sobre os produtos oferecidos, além de considerar a internet como o meio mais conveniente de fazer compras.

Durante a 12ª edição da Rio Wireless, que acontece nos dias 21 e 22 de maio, no Rio de Janeiro, o incremento da demanda de conteúdo móvel, pela massificação dos smartphones e tablets, estará presente em todos os debates do evento. Para maiores informações, acesse: www.riowireless.com.br


Oi sustenta que acordo com credores não é mediação judicial

Operadora diz que acordo que prevê o pagamento de credores até R$ 50 mil foi autorizado pela 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e é a única decisão que a companhia tem conhecimento.

Teles e fabricantes trocam farpas por bloqueio de celulares

A 20 dias do prazo proposto pela Anatel, guerra de notas sinaliza que o assunto ainda não foi pacificado entre os principais atores. Dados das operadoras dão conta que, mensalmente, 1 milhão de novos celulares irregulares entram no mercado.

Grupo sueco vai comprar Nextel por US$ 200 milhões

Se correr como o planejado, após duas etapas de aportes na operadora, grupo AINMT, que atua na Suécia, Noruega e Dinamarca com a marca Ice, ficará com 60% da empresa brasileira. NII Holdings ficará com os outros 40%.

Correios vendem 14 mil chips e avançam para o Rio de Janeiro

Depois do início das operações em São Paulo, em março, e em Brasília, em abril, estatal lança o Correios Celular na capital carioca. Meta da empresa é vender 500 mil chips até dezembro e se tornar a maior MVNO do país.

Procon-SP notifica teles por desrespeito ao bloqueio de telemarketing

Telefônica, Tim, Claro, Oi, Sky e Nextel estão entre as 35 empresas que terão que prestar esclarecimentos sobre o descumprimento da lei estadual 13.226/08, que criou um ‘não perturbe’ para call centers.

Oi não poderá usar sobras de P&D em compromissos na compra da BrT

Maioria dos conselheiros da Anatel entendeu que não há como a empresa carregar para anos seguintes os valores superiores aos aportes prometidos.


Veja a revista do 60º Painel Telebrasil 2016
Revista do 60º Painel Telebrasil 2016
O Brasil enfrenta uma de suas mais graves crises, e as telecomunicações em banda larga são essenciais para a retomada do desenvolvimento sustentável, com inclusão social, na moderna sociedade da informação e do conhecimento. Este foi o mote dos debates durante o 60º Painel Telebrasil, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, em Brasília.

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G