Convergência Digital - Home

Intel investe na formação do desenvolvedor nacional

Convergência Digital - Cobertura Especial BITS 2012
Ana Paula Lobo - 16/05/2012

O brasileiro é criativo no desenvolvimento de software, mas precisa ser mais ágil na sua adequação às novas plataformas como a programação paralela e o HTML 5, advertiu Omar Toral, diretor de habilitação de softwares da Intel para a América Latina. A fabricante recém-ativou quatro novas comunidades voltadas para os desenvolvedores de software no país: ultrabooks, android, servers e vPro.

"As aplicações são fundamentais e precisam se adequar aos tempos de mais processadores, senão, não teremos o uso da capacidade do equipamento. Queremos que os desenvolvedores brasileiros façam aplicações que explorem o potencial de todo e qualquer dispositivo", destacou toral, que participou nesta quarta-feira, 16/05, da BITS 2012, em Porto Alegre.

O diretor senior de Software da Intel, Kumar Balasubramanian, proferiu a palestra de abertura do congresso da BITS. Ele deixou claro que o mercado brasileiro de software tem tudo para, nos próximos 10 anos, vir a estar entre os mais importantes globalmente. E, muito, destacou, em função das aplicações serem pensadas e desenvolvidas para atender a demanda local.

"Essa preocupação em usar aplicações locais dá um diferencial ao software brasileiro. Na Índia, por exemplo, o software é feito para atender a demanda externa. Aqui, ele é pensado para criar facilidades para o mercado interno. E isso o habilita para ir a outros mercados", salientou Balasubramanian.

O ponto mais crítico, hoje, diz Toral, é a necessidade de o desenvolvedor brasileiro se atualizar de forma mais efetiva. "O uso do HTML 5 nas aplicações, por exemplo, é mais baixo aqui do que em outros países da América Latina. E não dá para pensar em aplicações móveis sem HTML 5. A indústria de jogo também precisa se aperfeiçoar no domínio dos multiprocessadores", observa.

Para consolidar os investimentos em software e serviços no Brasil, a Intel está adotando uma série de iniciativas. Uma delas é a ativação do Intel Software Network (ISN) em português. A rede é formada por diversos portais online, contendo centenas de documentos e sugestões para desenvolvedores. Objetivo da Intel atingir mais de 300 mil desenvolvedores brasileiros e 73 mil empresas de software e serviços existentes no País.


A edição 2012 da BITS teve o patrocínio do Sebrae, Banrisul e PROCEMPA.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/05/2012
Intel investe na formação do desenvolvedor nacional

14/05/2012
Brasil internacionaliza programa de qualificação de software

20/04/2012
Software: Como enfrentar os desafios e criar oportunidades no Brasil

Veja mais vídeos
Copyright © 2012 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site