SEGURANÇA

PF: Avalanche de inquéritos exige Justiça ágil contra o cibercrime

Luiz Queiroz ... 13/09/2012 ... Convergência Digital

O Departamento de Polícia Federal, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, se estrutura para enfrentar uma avalanche de inquéritos abertos sobre crimes cibernéticos, adverte o delegado Clayton da Silva Bezerra. O especialista vai além: sustenta que o país precisa, urgentemente, capacitar juízes e advogados para as novas tecnologias, como forma de agilizar o processo de avaliação jurídica das solicitações que são feitas para investigação policial dos criminosos.

Clayton Bezerra participou do 7º Seginfo - Workshop de segurança da Informação, realizado entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Rio de Janeiro. Para o delegado, há uma tendência de vir acontecer um grande acúmulo de processos contra cibercriminosos, caso alguns procedimentos não venham a ser implementados para assegurar a investigação policial online.

Somente a PF, segundo ele, já tem um volume de 90 mil processos em investigação, sendo a maior parte deles voltados para fraudes bancárias (Internet Banking e cartões de crédito). Clayton Bezerra adiantou, porém, que esse volume é pequeno, diante daquilo que ainda deverá ser encaminhado em breve pelos bancos e operadoras de cartões à instituição. De acordo com o delegado, apenas uma operadora revelou que, em um ano, impediu 203 milhões de tentativas de fraude com cartões (clonagem).

O delegado da Polícia Federal ainda lembrou que a Caixa Econômica Federal registra anualmente 160 mil tentativas de fraude e que somente a sua Superintendência, no Rio de Janeiro, teria 36 mil inquéritos abertos aguardando conclusão. A CDTV do Portal Convergência Digital gravou os principais trechos da apresentação do delegado. Assistam.


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Dados do Cartão Nacional de Saúde são vazados de propósito na Internet

Ministério da Saúde descartou ataque hacker e sustentou que houve, sim, o uso indevido de informações obtidas com um login válido.

Hackers criam páginas no Facebook para disseminar promoções falsas no Brasil

Cibercriminosos usam falsas ofertas de grandes marcas do varejo, entre elas, Casas Bahia e Ponto Frio, para atrair o usuário da rede social. Empresa de segurança identificou mais de 100 perfis falsos.

EUA proíbem eletrônicos em voos com origem em 8 países muçulmanos

Dispositivos maiores que smartphones devem ser despachados junto com as bagagens em voos com destino aos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Segurança da Pátria, medida faz parte do combate ao terrorismo.

Para ex-chefe da CIA, novas denúncias azedam relação com setor de TI



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G