SEGURANÇA

PF: Avalanche de inquéritos exige Justiça ágil contra o cibercrime

Luiz Queiroz ... 13/09/2012 ... Convergência Digital

O Departamento de Polícia Federal, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, se estrutura para enfrentar uma avalanche de inquéritos abertos sobre crimes cibernéticos, adverte o delegado Clayton da Silva Bezerra. O especialista vai além: sustenta que o país precisa, urgentemente, capacitar juízes e advogados para as novas tecnologias, como forma de agilizar o processo de avaliação jurídica das solicitações que são feitas para investigação policial dos criminosos.

Clayton Bezerra participou do 7º Seginfo - Workshop de segurança da Informação, realizado entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Rio de Janeiro. Para o delegado, há uma tendência de vir acontecer um grande acúmulo de processos contra cibercriminosos, caso alguns procedimentos não venham a ser implementados para assegurar a investigação policial online.

Somente a PF, segundo ele, já tem um volume de 90 mil processos em investigação, sendo a maior parte deles voltados para fraudes bancárias (Internet Banking e cartões de crédito). Clayton Bezerra adiantou, porém, que esse volume é pequeno, diante daquilo que ainda deverá ser encaminhado em breve pelos bancos e operadoras de cartões à instituição. De acordo com o delegado, apenas uma operadora revelou que, em um ano, impediu 203 milhões de tentativas de fraude com cartões (clonagem).

O delegado da Polícia Federal ainda lembrou que a Caixa Econômica Federal registra anualmente 160 mil tentativas de fraude e que somente a sua Superintendência, no Rio de Janeiro, teria 36 mil inquéritos abertos aguardando conclusão. A CDTV do Portal Convergência Digital gravou os principais trechos da apresentação do delegado. Assistam.


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Brasil está no top 4 do ataque hacker a organizações de 31 países

Os atacantes usaram sites comprometidos ou "watering holes" para infectar alvos pré-selecionados com malware ainda desconhecido. No ranking, Polônia, Estados Unidos, México e Brasil estão à frente da atenção dos hackers.

Ex-assessor de Obama assume presidência da Cyber Threat Alliance

Michael Daniel, que comandou os rumos da política de segurança cibernética na Casa Branca durante o Governo Obama, será o primeiro presidente da entidade, em sua nova fase como organização sem fins lucrativos, e que reúne as grandes empresas de Tecnologia da Informação.

Hackers cobram por ransomware em contas piratas do Netflix

Credenciais roubadas estão sendo oferecidas como moeda de troca para outros cibercriminosos.Os bilhetes de resgate exigem um pagamento de US$ 100 de Bitcoins (0,18 BTC) da suas vítimas.

Corretora brasileira não paga 'resgate' e tem dados de clientes vazados

A XP Investimentos teve os dados de aproximadamente 29 mil clientes roubados e divulgados por hackers, que cobraram um resgate - não pago - pela devolução das informações. As informações são dos jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G