INCLUSÃO DIGITAL

Aplicativo nacional traduz linguagem de sinais

Da redação ... 02/04/2013 ... Convergência Digital


O Grupo Bradesco Seguros e a ProDeaf lançaram, nesta terça-feira, 02/04,, o ProDeaf Móvel, um aplicativo para a comunicação entre ouvintes e surdos utilizando o telefone celular. Por meio da ferramenta tecnológica, a pessoa que quer se comunicar com um surdo digita uma mensagem no celular clicando no ícone da lupa, ou ainda pode falar a mensagem após clicar no ícone do microfone. A mensagem, então, é traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por meio de um avatar hospedado na nuvem onde se encontra a inteligência da solução, com a utilização de um dicionário de 3.700 sinais.

Disponível para dispositivos Android, o novo aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos Google Play. A previsão é de que nos próximos meses também esteja disponível a versão para iOS com download gratuito na Apple Store. A solução foi desenvolvida pela ProDeaf – empresa especializada no  desenvolvimento de inovações de acessibilidade no ambiente digital – com suporte operacional e patrocínio do Grupo Bradesco Seguros. Já está em fase de desenvolvimento a tecnologia que permitirá que a câmera do celular capte a linguagem LIBRAS e a traduza para texto ou voz.  

“O objetivo do Grupo Bradesco Seguros foi abraçar a causa da comunicação e da acessibilidade e ajudar os surdos na interação com as pessoas de seu círculo social. Um parente ou amigo pode usar o seu próprio celular para transmitir uma mensagem que será compreendida pelo surdo. Nos testes que fizemos, eles ficaram muito contentes com a solução, pois muitos familiares e amigos não conhecem LIBRAS”, ressalta Mauricio Barbieri, Superintendente de Soluções Digitais do Grupo Bradesco Seguros.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 10 milhões de surdos e, desse total, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa. Em dezembro do ano passado, o Grupo Bradesco Seguros e a ProDeaf lançaram o serviço digital Bradesco Seguros LIBRAS. A ferramenta, inédita no Brasil, permite a tradução do português para LIBRAS. Por meio de um avatar disponível nos sites da Bradesco Seguros, da Bradesco Auto/RE, da Bradesco Saúde e da Bradesco Vida e Previdência – empresas integrantes do grupo segurador –, o usuário tem acesso ao conteúdo dos sites. As páginas disponíveis para tradução são identificadas por um ícone que remete à LIBRAS. Ao clicar no ícone, aparece o avatar.


Carreira
Patrões e empregados retomam negociação salarial em São Paulo

Sétima rodada acontecerá na quinta-feira, 23/02. Patrões querem parcelar o reajuste. Empregados exigem parcela única. Impasse se acirrou na última negociação e há a ameaça de greve dos trabalhadores.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Amazônia Conectada busca R$ 70 milhões para seguir em frente em 2017

Boa parte dos recursos será usada na aquisição e implantação de fibra óptica para ampliar a infraestrutura, explica o subchefe do CITEX, do Exército, coronel Eduardo Wolski.

Adolescentes aposentam PCs e notes e elegem smartphones e TV para acessarem à Internet

Pesquisa TIC Kids Online, do CETIC.br, mostra que o celular é o único aparelho de conexão para 31% dos jovens entre 9 e 17 anos. Meninos e meninas se diferem. Elas usam a rede para estudos. Eles baixam aplicativos.

Projeto armênio encoraja adolescentes a empreender com tecnologia

Em entrevista à CDTV, Marie Lou Papazian, diretora do Tumo, explicou que o projeto não é apenas para programadores de computadores e tem como meta criar uma base sólida de conhecimento de tecnologia para que ela seja usada em todas as áreas, como música e arte.   

Mercado diz que 90% dos lares de Brasília estão prontos para a TV Digital

Confiantes no desligamento dos sinais analógicos na data prevista, em 26/10, emissoras de TV alertam, porém, que ainda falta distribuir 100 mil kits de conversores para as famílias mais pobres. 

Economia móvel gerou US$ 255 bilhões à América Latina

Maior uso da Internet permitiu à região ingressar na chamada 'era dos aplicativos'. Os smartphones são os indutores desse novo meio econômico.

Se agir, Brasil será referência em Internet das Coisas rural

Co-autor de pesquisa sobre estratégias de internet das coisas, Pedro Maló, da Universidade Nova de Lisboa, propõe a busca por um terreno onde não há desenvolvimento relevante: solucionar a conectividade no campo. 



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G