GOVERNO

Consegi/2013 tentará resgatar a Universidade do Software Livre

Luiz Queiroz* ... 10/04/2013 ... Convergência Digital

O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, cobrou engajamento junto ao Movimento do Software Livre, pelo resgate de algumas bandeiras que foram defendidas pelo grupo há cinco anos, além de uma melhor comunicação junto à sociedade, sobre os ganhos que o país obteve com a implementação do código aberto. Dentre as bandeiras citou a implantação da Universidade do Software Livre, que deveria ter sido criada em Brasília. Proposta aprovada no primeiro Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico, mas que foi abandonada ao longo dos últimos anos.

Mazoni se reuniu hoje pela manhã com cerca de cem representantes do governo e sociedade civil, para discutir estratégias de adoção do sofware livre. São membros do Executivo, universidades, associações e comunidades comprometidos com a difusão das soluções em código aberto.

Foi durante o "IV Planejamento Estratégico de Ações do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal (Cisl) para o biênio 2013/2014", que acontece na sede da Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Pesquisa

No encontro desta manhã, também foi discutida a realização, como estratégia para 2013/2014, de uma pesquisa que retrate a situação do software livre no Executivo. Os últimos dados são de 2009, e mostram que cerca de metade dos órgãos ainda trabalhavam exclusivamente com soluções proprietárias. “Mas, desde então, a experiência do governo com ferramentas em código aberto já enriqueceu bastante. Temos exemplos de soluções muito eficientes em situações diversas como servidores, desenvolvimento de sistemas e estações de trabalho”, avaliou o secretário-executivo do Cisl (Comitê de Implememtação do Software Livre do Governo Federal) Davi Kuhn.

Luis Felipe Coimbra da Costa, coordenador-geral de Inovações Tecnológicas do Ministério do Planejamento, explica que o encontro na Esaf coincide com a reformulação do Portal do Software Público Brasileiro. “Vamos ampliar a utilização de ferramentas, metodologias e conceitos para incluir novos atores, como as universidades”, relata.

Para Luis Felipe, essa mudança é importante porque o Portal do Software Público é um centro difusor de tecnologias livres para a sociedade. A discussão sobre o novo portal está disponível na internet.

* Com informações da Comunicação do Serpro.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

TSE: software usados na urna eletrônica são desenvolvidos no Tribunal

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli, também rebateu a suposição de fraude. “Digo apenas que ele (Jair Bolsonaro) sempre foi eleito usando a urna eletrônica. Os sistemas são abertos a auditagem para todos os partidos políticos seis meses antes da eleição, para todos os candidatos e para a OAB”.

Órgãos públicos centralizam atendimento de ouvidorias em um único portal

Novo Decreto obriga a integração dos canais de atendimento de todos os órgãos da administração federal direta. Atualmente existem 386 unidades de ouvidorias federais. A governança ficará com a Controladoria Geral da União.

eSocial já tem 1 milhão de empresas, mas grandes estão atrasadas

Das mais de 12 mil empresas que devem substituir o recolhimento do FGTS até 27/8, menos de 8 mil estão prontas.

Plano de IoT aguarda apenas a assinatura do presidente Temer

"O decreto está pronto", diz Thiago Camargo, da Secretaria de Políticas Digitais do MCTIC. Sobre Transformação Digital, ele lembra que o governo deve atuar como facilitador.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G