GOVERNO

Consegi/2013 tentará resgatar a Universidade do Software Livre

Luiz Queiroz* ... 10/04/2013 ... Convergência Digital

O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, cobrou engajamento junto ao Movimento do Software Livre, pelo resgate de algumas bandeiras que foram defendidas pelo grupo há cinco anos, além de uma melhor comunicação junto à sociedade, sobre os ganhos que o país obteve com a implementação do código aberto. Dentre as bandeiras citou a implantação da Universidade do Software Livre, que deveria ter sido criada em Brasília. Proposta aprovada no primeiro Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico, mas que foi abandonada ao longo dos últimos anos.

Mazoni se reuniu hoje pela manhã com cerca de cem representantes do governo e sociedade civil, para discutir estratégias de adoção do sofware livre. São membros do Executivo, universidades, associações e comunidades comprometidos com a difusão das soluções em código aberto.

Foi durante o "IV Planejamento Estratégico de Ações do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal (Cisl) para o biênio 2013/2014", que acontece na sede da Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Pesquisa

No encontro desta manhã, também foi discutida a realização, como estratégia para 2013/2014, de uma pesquisa que retrate a situação do software livre no Executivo. Os últimos dados são de 2009, e mostram que cerca de metade dos órgãos ainda trabalhavam exclusivamente com soluções proprietárias. “Mas, desde então, a experiência do governo com ferramentas em código aberto já enriqueceu bastante. Temos exemplos de soluções muito eficientes em situações diversas como servidores, desenvolvimento de sistemas e estações de trabalho”, avaliou o secretário-executivo do Cisl (Comitê de Implememtação do Software Livre do Governo Federal) Davi Kuhn.

Luis Felipe Coimbra da Costa, coordenador-geral de Inovações Tecnológicas do Ministério do Planejamento, explica que o encontro na Esaf coincide com a reformulação do Portal do Software Público Brasileiro. “Vamos ampliar a utilização de ferramentas, metodologias e conceitos para incluir novos atores, como as universidades”, relata.

Para Luis Felipe, essa mudança é importante porque o Portal do Software Público é um centro difusor de tecnologias livres para a sociedade. A discussão sobre o novo portal está disponível na internet.

* Com informações da Comunicação do Serpro.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

CDES quer prioridade para proteção de dados e transformação digital

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) recomendou ao governo que garanta dotação orçamentária adequada e mecanismos de acompanhamento da digitalização do setor público.

Serpro estuda redução de jornada para cobrir eventual reoneração da folha

Informação veio através de comunicado da diretoria da empresa no Rio de Janeiro, que alega que a folha de pagamentos já alcança 70% da receita líquida e não teria como voltar a assumir um aumento de 20% na tributação pela folha.

Big data no Governo Federal levou ao corte de 5 milhões do Bolsa Família

Cruzamento de informações entre diferentes bases de dados pelo Ministério do Desenvolvimento Social é ‘garoto propaganda’ do Govdata, o Big Data do governo federal.

Serpro economiza mais de R$ 300 milhões com isenção de ICMS

Supremo Tribunal Federal dá ganho de causa para a empresa estatal, que vinha sendo cobrada pelo não recolhimento de ICMS pela Secretaria da Fazenda do Distrito Federal. Justiça entendeu que o Serpro presta um serviço público ao fornecer SCM pela Infovia Brasília.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G