SEGURANÇA

Ataques DDoS voltam a atormentar os bancos brasileiros

Da redação ... 05/07/2013 ... Convergência Digital

Um número incalculável de computadores pessoais - seguramente na casa das dezenas de milhares - estão sendo utilizados como "inocentes úteis" nos recentes ataques ao sistema bancário brasileiro que já derrubou o sistema do Bradesco e, agora, tenta interditar as operações do Itaú, Banco do Brasil e outras instituições de menor porte. O alerta é de Eduardo D´Antona, Country Partner da Bitdefender Brasil e especialista em sistemas Antivírus e ameaças eletrônicas.

Segundo o executivo, o ataque que ocorre no Brasil enquadra-se no modelo tático mais utilizado pelos hacktivistas, que consiste em esgotar a capacidade de respostas de um servidor web de grande porte mediante uma avalanche de solicitações de acesso simultâneas, enviados por computadores pessoais transformados em "zumbis".

Denominada DDoS (Negação Distribuída de Serviços, no acrônimo em Inglês), esta modalidade de ataques se vale da contaminação em massa, por códigos maliciosos, de computadores pessoais desprotegidos, através do espalhamento de spam. "Uma vez alojados no hospedeiro, estes vírus ficam inertes até que o computador 'mestre', controlado pelo pirata, emita a ordem de ataque", explica D' Antona. Segundo ele, a ordem de ataque, neste caso, é de que a máquina zumbi passe a direcionar incessantes pedidos de acesso ao servidor web de uma instituição até que o serviço caia.

"Por mais bem protegidos que sejam os sistemas de internet dos grandes bancos, fica extremamente difícil para eles se protegerem contra o DDoS, justamente devido à facilidade com que os criminosos ou hacktivistas arregimentam zumbis para articular os seus ataques", comenta o executivo. Na avaliação de D´Antona, além da paralisação dos serviços, esse tipo de ataque cibernético não deve causar outros danos ao Bradesco, Itaú ou demais instituições atingidas.

"Depois de passada a avalanche, os bancos voltarão à normalidade, mas a maior parte dos "zumbis" continuará à disposição do crime, sem que seus usuários tenham noção disto", comenta Eduardo D'Antona.  A Bitdefender alerta que alguns sintomas - como lentidão ou travamento do computador - podem ser sintomas da presença de um vírus empregado para DDoS. "Seja como for, é altamente aconselhável que, diante deste grande ataque, o usuário faça uma varredura em sua máquina utilizando um antivírus atualizado", completa ele.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Porto de Fortaleza fica refém de ataque hacker

Ataque ransomware pegou sistemas administrativos internos, servidores de email e neste momento muitos controles estão sendo feitos a mão. Invasão foi identificada na segunda-feira, 28 de outubro, segundo informa o site CISO Advisor.

Brasil possui quase 56 mil URLs maliciosas

Mais de 1 milhão de brasileiros foram impactados, de acordo com o relatório Fast Facts, da Trend Micro. País ocupa a 15ª posição no ranking dos países mais atingidos por URLs maliciosas.

Mais de 60% das empresas sofrem incidentes de segurança semanais

Pesquisa realizada no Brasil, EUA e Alemanha também aponta que há perdas financeiras em 50% dos casos. 

Sistemas sem suporte rodam em mais de 40% dos PCs

Pesquisa da empresa de segurança Kaspersky diz que mais popular é Windows 7, que ficará sem suporte em três meses. Grandes, pequenas e microempresas continuam usando versões como XP ou Vista. 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G