futurecom2015_home

Serpro fornece plataforma de comunicação Expresso ao Uruguai

Luiz Queiroz
14/08/2013 ... Convergência Digital

Consegi 2013O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, anunciou  durante o VI Consegi - Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico -a assinatura de um Acordo de Transferência de Tecnologia do Expresso V.3, plataforma de Comunicação Corporativa, que envolve correio eletrônico, web conferência e vídeo chamada, além de outras ferramentas, todas adaptadas para operar em nuvem.

Mazoni também destacou que esta edição do evento - é a sexta - terá por objetivo aprofundar o debate interno entre os diversos organismos da Administração Federal para as necessidades de incremento de soluções de Tecnologia da Informação, para melhor prestação de serviços ao usuário final, no caso o povo brasileiro.

O Consegi 2013 tem como tema central  a "Portabilidade, Colaboração e Integração". O evento terá  apresentações e discussões entre os entes federais sobre os seguintes "eixos temáticos:"

Aplicações de Governo Eletrônico
Computação em Nuvem e Infraestrutura de TIC
Governança, Gestão e Estratégia de TIC
Ecossistema de Software Livre
Novas Interfaces Homem-Máquina
Tecnologias Emergentes
Portabilidade, Padrões e Interoperabilidade
Segurança e Defesa Cibernética
Tecnologias geoespaciais
Informática e Sociedade

Embalado na onda do noticiário sobre espionagem eletrônica, o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, aproveitou para lembrar que o software livre como solução, permite que os técnicos do governo possam impor barreiras contra eventuais tentativas de invasões dos sistemas federais. "Mesmo no software livre temos dificuldades, o Ubuntu mostrou que tem os seus 'backdoor'. Mas como é software livre nós podemos ir lá e desligar", afirmou.

A abertura do VI Consegi contou com as presenças dos ministros Celso Amorim (Defesa) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), além de diversas autoridades do governo brasileiro e representantes da Africa do Sul - país homenageado este ano pelo Serpro - e do Uruguai.

CDTV do portal Convergência Digital gravou os principais trechos do discurso de abertura do presidente do Serpro, Marcos Mazoni. Assista:




  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G