INTERNET

No Brasil, 30 milhões de internautas usam computador, TV e smartphone ao mesmo tempo

Luís Osvaldo Grossmann* ... 21/08/2013 ... Convergência Digital

Mais de um terço dos internautas brasileiros, ou 30 milhões deles – considerando-se os 80 milhões calculados pelo NIC.br – dividem a atenção entre as teles de computadores ou tablets com smartphones e ainda, a televisão. Esse universo “multi-telas” é descrito em uma pesquisa patrocinada pela Google Brasil e divulgada nesta quarta-feira, 21/8.

Segundo a Google Brasil, “a rápida adoção de smartphones e tablets no Brasil está cada vez mais redefinindo o comportamento do consumidor e inaugurando o que pode ser chamado de ‘o novo contexto multi-telas’.

O estudo, que ouviu 1,3 mil pessoas entre maio e junho deste ano, também destaca que a proporção de internautas brasileiros com esse hábito – cerca de 37% - é superior a outros países, como França e Inglaterra (35% e 30% dos cerca de 53 milhões de pessoas com acesso à rede em cada um).

Na prática, usar mais de uma tela é lugar comum. Diz a pesquisa, realizada pela Ipsos, que “com quase 7 em cada 10 usuários brasileiros usando TV e smartphones ao mesmo tempo, assistir TV não é mais uma atividade que demanda atenção exclusiva.

O raciocínio é de que esses hábitos têm efeito comercial. “Essa tendência está trazendo uma nova configuração no consumo de mídia e também um caminho de compra ainda mais complexo”, diz a Google Brasil.

Assim, se a maior parte da exposição à mídia é por meio de telas (69%), o destaque é para a tela do computador, que tem a maior média semanal de ‘atenção’, chegando a 26 horas. Em seguida vem a televisão (19 horas) e os smartphones (13 horas).

A interação TV/Internet pode ser ainda mais forte do que sugerem essas médias. Ainda de acordo com a pesquisa, mais da metade da população online (52%) assiste TV e acessa a Internet ao mesmo tempo. E 68% dos ‘muti-telas’ assistem TV e interagem com smartphone simultaneamente.

“Em vez de ter sessões online, entramos em uma era de conectividade constante, a qualquer hora, em qualquer lugar. Para marcas e empresas, significa uma necessidade de estar presente de maneira consistente e adequada, em todas as telas”, diz a diretora de pesquisas da Google, Maria Helena Marinho.

Veja os principais dados da pesquisa:

1) 63 milhões de brasileiros usa pelo menos duas telas diariamente (TV + computador);

2) 30 milhões de brasileiros usam três telas  (TV + computador + smartphone);

3) A penetração de smartphones cresceu 86% em relação a 2012, chegando a 26%;  enquanto a adoção de tablets cresceu 300%;

4) 27% dos usuários multi-telas já fazem compra online no Brasil;

5) Desses, mais de 30% usam mais de um dispositivo para concluir a compra.


* Com informações da Google Brasil


TV pela Internet vira 'presente' preferido dos brasileiros no Natal

Estudo mostra que 50% dos brasileiros querem virar assinante de um serviço OTT até o final deste ano. Mercado nacional saltou de 29% para 53% nos últimos 12 meses. Brasil já é o segundo maior mercado em consumo de TV, sendo superado apenas pelos Estados Unidos.

Anatel não tem pressa para decidir sobre franquia da banda larga fixa

Presidente da agência, Juarez Quadros, lembrou que segue em vigor - até melhor juízo da agência - a cautelar que impede o corte das conexões em caso de consumo da quantidade de dados contratados. 

Amazon quer 'roubar' mercado da Netflix no Brasil

Empresa lançou serviço de vídeo em streaming e aposta em guerra de preços para conquistar os assinantes da modalidade OTT. Netflix, hoje, supera a Sky em número de assinantes e perde apenas para a NET no serviço de TV por Assinatura.

Europa aperta o cerca e OTTs vão cumprir regras iguais às operadoras de Telecom

Proposta está na nova lei de segurança, em debate na União Europeia. OTTs serão obrigadas a garantir a confidencialidade das comunicações e terão de obter o consentimento dos usuários para processar dados de localização.

Banda larga ganha 1,1 milhão de novos acessos até outubro

Único dos principais serviços a apresentar crescimento constante, ainda que com pequena variação mensal, o acesso a internet teve alta de 4,4% ao longo de 2016. 

Revista Abranet 19 . Dez 2016 - Fev 2017
Veja a Revista Abranet nº 19 Há duas décadas nascia a Abranet, e o empreendedorismo e a inovação ainda hoje fazem parte da cartilha dos associados. Na era digital, novos desafios são lançados e exigem das empresas de Internet no Brasil um olhar atento ao futuro.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G