INTERNET

No Brasil, 30 milhões de internautas usam computador, TV e smartphone ao mesmo tempo

Luís Osvaldo Grossmann* ... 21/08/2013 ... Convergência Digital

Mais de um terço dos internautas brasileiros, ou 30 milhões deles – considerando-se os 80 milhões calculados pelo NIC.br – dividem a atenção entre as teles de computadores ou tablets com smartphones e ainda, a televisão. Esse universo “multi-telas” é descrito em uma pesquisa patrocinada pela Google Brasil e divulgada nesta quarta-feira, 21/8.

Segundo a Google Brasil, “a rápida adoção de smartphones e tablets no Brasil está cada vez mais redefinindo o comportamento do consumidor e inaugurando o que pode ser chamado de ‘o novo contexto multi-telas’.

O estudo, que ouviu 1,3 mil pessoas entre maio e junho deste ano, também destaca que a proporção de internautas brasileiros com esse hábito – cerca de 37% - é superior a outros países, como França e Inglaterra (35% e 30% dos cerca de 53 milhões de pessoas com acesso à rede em cada um).

Na prática, usar mais de uma tela é lugar comum. Diz a pesquisa, realizada pela Ipsos, que “com quase 7 em cada 10 usuários brasileiros usando TV e smartphones ao mesmo tempo, assistir TV não é mais uma atividade que demanda atenção exclusiva.

O raciocínio é de que esses hábitos têm efeito comercial. “Essa tendência está trazendo uma nova configuração no consumo de mídia e também um caminho de compra ainda mais complexo”, diz a Google Brasil.

Assim, se a maior parte da exposição à mídia é por meio de telas (69%), o destaque é para a tela do computador, que tem a maior média semanal de ‘atenção’, chegando a 26 horas. Em seguida vem a televisão (19 horas) e os smartphones (13 horas).

A interação TV/Internet pode ser ainda mais forte do que sugerem essas médias. Ainda de acordo com a pesquisa, mais da metade da população online (52%) assiste TV e acessa a Internet ao mesmo tempo. E 68% dos ‘muti-telas’ assistem TV e interagem com smartphone simultaneamente.

“Em vez de ter sessões online, entramos em uma era de conectividade constante, a qualquer hora, em qualquer lugar. Para marcas e empresas, significa uma necessidade de estar presente de maneira consistente e adequada, em todas as telas”, diz a diretora de pesquisas da Google, Maria Helena Marinho.

Veja os principais dados da pesquisa:

1) 63 milhões de brasileiros usa pelo menos duas telas diariamente (TV + computador);

2) 30 milhões de brasileiros usam três telas  (TV + computador + smartphone);

3) A penetração de smartphones cresceu 86% em relação a 2012, chegando a 26%;  enquanto a adoção de tablets cresceu 300%;

4) 27% dos usuários multi-telas já fazem compra online no Brasil;

5) Desses, mais de 30% usam mais de um dispositivo para concluir a compra.


* Com informações da Google Brasil


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