INTERNET

No Brasil, 30 milhões de internautas usam computador, TV e smartphone ao mesmo tempo

Luís Osvaldo Grossmann* ... 21/08/2013 ... Convergência Digital

Mais de um terço dos internautas brasileiros, ou 30 milhões deles – considerando-se os 80 milhões calculados pelo NIC.br – dividem a atenção entre as teles de computadores ou tablets com smartphones e ainda, a televisão. Esse universo “multi-telas” é descrito em uma pesquisa patrocinada pela Google Brasil e divulgada nesta quarta-feira, 21/8.

Segundo a Google Brasil, “a rápida adoção de smartphones e tablets no Brasil está cada vez mais redefinindo o comportamento do consumidor e inaugurando o que pode ser chamado de ‘o novo contexto multi-telas’.

O estudo, que ouviu 1,3 mil pessoas entre maio e junho deste ano, também destaca que a proporção de internautas brasileiros com esse hábito – cerca de 37% - é superior a outros países, como França e Inglaterra (35% e 30% dos cerca de 53 milhões de pessoas com acesso à rede em cada um).

Na prática, usar mais de uma tela é lugar comum. Diz a pesquisa, realizada pela Ipsos, que “com quase 7 em cada 10 usuários brasileiros usando TV e smartphones ao mesmo tempo, assistir TV não é mais uma atividade que demanda atenção exclusiva.

O raciocínio é de que esses hábitos têm efeito comercial. “Essa tendência está trazendo uma nova configuração no consumo de mídia e também um caminho de compra ainda mais complexo”, diz a Google Brasil.

Assim, se a maior parte da exposição à mídia é por meio de telas (69%), o destaque é para a tela do computador, que tem a maior média semanal de ‘atenção’, chegando a 26 horas. Em seguida vem a televisão (19 horas) e os smartphones (13 horas).

A interação TV/Internet pode ser ainda mais forte do que sugerem essas médias. Ainda de acordo com a pesquisa, mais da metade da população online (52%) assiste TV e acessa a Internet ao mesmo tempo. E 68% dos ‘muti-telas’ assistem TV e interagem com smartphone simultaneamente.

“Em vez de ter sessões online, entramos em uma era de conectividade constante, a qualquer hora, em qualquer lugar. Para marcas e empresas, significa uma necessidade de estar presente de maneira consistente e adequada, em todas as telas”, diz a diretora de pesquisas da Google, Maria Helena Marinho.

Veja os principais dados da pesquisa:

1) 63 milhões de brasileiros usa pelo menos duas telas diariamente (TV + computador);

2) 30 milhões de brasileiros usam três telas  (TV + computador + smartphone);

3) A penetração de smartphones cresceu 86% em relação a 2012, chegando a 26%;  enquanto a adoção de tablets cresceu 300%;

4) 27% dos usuários multi-telas já fazem compra online no Brasil;

5) Desses, mais de 30% usam mais de um dispositivo para concluir a compra.


* Com informações da Google Brasil


Domínio "sampa.br" é ativado pelo NIC.br

Pessoas físicas e jurídicas legalmente representadas no Brasil podem registrar domínios como "meunome.sampa.br", "minhaempresa.sampa.br", "minhaideia.sampa.br", entre outras diversas possibilidades.

Temer veta artigo que impõe censura à Internet

Presidente da República, diante da repercussão negativa, retirou a emenda apresentada pelo deputado Áureo(SD-RJ).

Magazine Luiza amplia e-commerce e adota descontos progressivos

Varejista passa a vender produtos de higiene pessoal, limpeza de casa, cápsulas de café, entre outros. Marketplace reúne mais de 550 mil itens.

STF derruba decisão judicial que censurou notícias de site

Edson Fachin deu liminar favorável e sustentou que impedir a divulgação de informações caracteriza “nítido ato censório”. 

Com 100 Acórdãos, STJ começa a firmar jurisprudência sobre internet no Brasil

Levantamento reúne decisões que tratam de disputas sobre responsabilidade, remoção e indenização por conteúdos postados na rede. 

Revista Abranet 22 . set/nov 2017
Veja a Revista Abranet nº 22 Reforma trabalhista: impactos para os ISPs. Conheça o novo cenário e saiba o que muda para as empresas de Internet. E mais: Os robôs chegaram pra valer; A incerteza dos 450 MHz; TIC Educação: o papel dos provedores.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G