SEGURANÇA

D-Link assume backdoors e promete correção

Ana Paula Lobo* ... 15/10/2013 ... Convergência Digital

Em comunicado oficial ao mercado, distribuído nesta terça-feira, 15/10,  a D-Link - que teve sete modelos de roteadors denunciados com backdoors, que permitem a leitura dos dados trafegados por terceiros, informa que os modelos DIR-100, DI-524, DI-524UP, DI-604S, DI-604UP, DI-604 + e TM-G5240 terão, em breve, uma correção de firmware disponibilizada no site www.dlink.com.br.

Enquanto essa atualização não for liberada, o ideal, sustenta a empresa, "é que o gerenciamento remoto dos roteadores, caso este recurso esteja em uso, seja desabilitado. A fabricante também recomenda a proteção da rede Wi-Fi com senha".

Nessa segunda-feira, 14/10, o pesquisador de segurança, Craig Heffner, da Tactical Network Solutions,  a presença de backdoors - instrumentos que permitem a leitura de dados - em vários modelos de roteadores da D-Link, fabricante taiwanesa, com presença em mais de 90 países.

O especialista em sistemas de comunicação sem fio e embarcados escreveu no seu blog que a interface web de modelos dos roteadores D -Link pode ser acessada por meio de uma sequência "xmlset_roodkcableoj28840ybtide”. Curiosamente, se a segunda metade da sequência for invertida e o número for removido, chega-se à frase “edit by joel backdoor” – em português, “editado por joel backdoor” – sugerindo ter sido intencionalmente colocado no código.

“O meu palpite é que os programadores perceberam a necessidade de alguns programas / serviços serem capazes de alterar as configurações do dispositivo automaticamente”, escreve Heffner. “Percebendo que o servidor de Internet já tinha todo o código para alterar essas configurações, decidiram ser suficiente enviar solicitações ao servidor de Internet quando era preciso mudar alguma coisa", salienta ainda o especialista em segurança.

Ainda no comunicado oficial, entrege à redação do portal Convergência Digital, a D-Link diz que caso os usuários necessitem de orientações para estas configurações, o suporte técnico da D-Link está à disposição para atendimento por meio dos canais abaixo:

1.  Chat Online: http://www.dlink.com.br/suporte/

2. Telefones:

·São Paulo: (11) 2755 6950

·GO: 4052-1850 (Ligação Local)

·Nordeste: 0800-7024104

·Demais estados: 4062 1850 (Ligação Local)

Atendimento disponível de segunda a sexta das 9h às 17h.

3. E-mail: suporte@dlink.com.br


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Em menos de um mês, 2,5 milhões de brasileiros caem em golpes pelo WhatsApp

Levantamento do Kaspersky Lab indica que estratégia é associar golpes a marcas famosas como Walmart, Assaí, Caixa Econômica, Burger King, Kibon, Spotify, Banco do Brasil, Santander, O Boticário, Lojas Americanas e Senac. 

Mais de 1 milhão de brasileiros acessam golpe de emprego pelo WhatsApp

Mais uma vez, os cibercriminosos usam a falsa promessa de emprego fácil para atrair os internautas.

Internet das Coisas dispara o número de ataques hackers a sistemas Linux

Novos botnets, entre eles, um 'renovado' Mirai, que em 2016 causou bastante estrago, são esperados para este ano.

Nova quebra de segurança conseguiu alterar software da urna eletrônica

“Fizemos o equivalente a um ‘jailbreak’ de um telefone celular moderno, só que na urna eletrônica”, explica o professor Diego Aranha, que a exemplo de 2012 liderou equipe que demonstrou vulnerabilidades do equipamento. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G