TELECOM

Porto Seguro Conecta: MVNO já decolou no Brasil

Ana Paula Lobo ... 18/02/2014 ... Convergência Digital

Operadora virtual da seguradora Porto Seguro, a Porto Segura Conecta, usufrui da melhoria da rede da TIM - com mais cidades cobertas com 3G e 4G - para expandir sua atuação para o Rio de Janeiro. Hoje, a empresa está presente em Santos e Campinas. No começo de 2015, será a vez da grande São Paulo e do Vale do Paraíba. A TIM foi a parceira de infraestrutura selecionada para o negócio no País.

"Não fomos criados para sermos uma operadora alternativa ou a segunda opção. Queremos ser a preferida do consumidor AB, que é nosso cliente e estamos criando serviços diferenciados", disse José Luis Souza, diretor de negócios da Porto Seguro.

Em entrevista ao portal Convergência Digital, Souza e Tiago Galli, gerente-geral da Porto Seguro Telecom, deixaram claro que a venda do chip M2M domina, hoje, os negócios, mas a aposta segue na oferta da voz e dos dados. Com sete meses de atuação - foi ativada em agosto de 2013 em Santos e Campinas, a Conecta, acumula,hoje, 160 mil linhas em serviço, a maior parte com chips M2M instalados em equipamentos de carros monitorados pela seguradora.

"O M2M é uma realidade para nós. Já temos experiência e lidamos com eles no volume. Hoje com a nossa operação MVNO temos todos os chips M2M da nossa operadora virtual. Isso nos dá um diferencial importante no relacionamento com o nosso segurado, que é, evidentemente, o nosso grande alvo", diz Souza.

Não à toa, infoma Galli, a maior parte dos usuários ativos da MVNO é de segurados da corretora. "Nossa venda está muito centrada nos nossos corretores. Temos promoções com cartão de crédito, onde já chegamos a mais de 1 milhão de usuários. Na verdade, vamos apostar em serviços associados ao serviço móvel para ganhar a preferência do usuário", conta Souza. Atualmente a MVNO possui três mil linhas de voz, com planos ativos.

Segundo ele, há produtos que são a grande aposta para 'fidelizar' o usuário e garantir a permanência dele na base. Entre els estão, o o Conecta Encontra (um serviço que localiza onde um determinado telefone está) por meio da localização, e o Conecta Assist, que promete um serviços de empréstimo de celular em caso de danos ou roubos, bem como suporte na hora de utilizar um novo smartphone e até mesmo um motoboy disponível.

"A ideia é que se o cliente da MVNO esquecer um celular, vamos ter um motoboy para apanhar e levar onde ele está. São produtos que as teles tradicionais não conseguem ofertar e nós, com o conhecimento do modelo de corretagem de seguros, podemos fazer e adaptar. Não vamos entrar em guerra de preços. Mas, sim, em um produto com qualidade máxima", sustentou o diretor de Negócios da Porto Seguro Conecta.

A estratégia, assume Galli, depende muito da melhoria da rede da TIM, operadora escolhida como parceira. E isso está acontecendo nas áreas onde a Porto Seguro tem interesse, garante o executivo. "Já sentimos uma rede bem mais segura. E a operação do Rio de Janeiro tem uma infraestrutura própria. Isso nos dará garantia de um serviço de ponta". Indagados sobre investimentos na operação MVNO, os executivos não revelaram cifras. Segundo ele, a Porto Seguro é uma empresa aberta e não há a divulgação dos dados desse braço de telecom.



Anteprojeto que muda Fust e Fistel chega ao MCTIC

Anatel encaminhou a proposta como sugestão de uso dos recursos e redução de taxas incidentes sobre a internet das coisas. Mas teles questionam contas.

Teles reduzem índice de queixas dos usuários. Pós-pago foi o mais reclamado

Reclamações contra os serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e banda larga caíram 15,6% no primeiro semestre, de acordo com dados da Anatel. Mas com o impulso do 4G, o celular pós-pago, por conta da cobrança dos pacotes, foi o mais reclamado em junho.

Prejuízo acelera processo de venda da Nextel Brasil

Controladora da operadora, NII Holdings, amargou um prejuízo de US$ 20 milhões, ou R$ 80 milhões, no segundo trimestre. Rumores dão conta que TIM e Telefônica/Vivo disputariam o ativo.

Fundos americanos já concentram 26% da Oi

Depois do York e do Goldentree, operadora informou ao mercado que o fundo Solus ficou com 9,71% do capital. BNDES perdeu participação.

Oi chama ex-presidente da TIM para novo Conselho de Administração

Além dos atuais seis integrantes do conselho transitório, proposta traz mais cinco nomes ao novo conselho, entre eles Rodrigo Abreu, ex-TIM e, hoje, na Quod.

TIM não vai repassar ao cliente custo de contrato com WhatsApp Business

Operadora foi a primeira a fechar um acordo comercial para uso da ferramenta da OTT no Brasil e, neste momento, não vai cobrar dos clientes pelo uso do canal de relacionamento.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G