INCLUSÃO DIGITAL

Cidadão Online: App para o cidadão interagir com as prefeituras

Da redação ... 16/06/2014 ... Convergência Digital

Ruas com buracos, semáforo quebrado, vazamentos, entulho, focos de Dengue, esses são alguns exemplos dos problemas diários, que estão presentes na maioria das cidades brasileiras. Para ajudar os cidadãos e as prefeituras a resolver essas questões, a 4R Sistemas em conjunto com GeneXus e a consultoria técnica da Heurys, desenvolveu o aplicativo “Cidadão Online”. Através dele o munícipe pode informar os problemas da cidade à prefeitura.

O Cidadão Online funciona da seguinte maneira: O munícipe instala/baixa o app no celular, uma vez instalado o cidadão pode relatar os problemas da sua cidade à prefeitura que, por sua vez, toma as devidas providências. O serviço pode ser utilizado 24 horas. Quando o munícipe faz a ocorrência, a reclamação é enviada para o setor responsável e um protocolo é gerado. O Cidadão Online é gratuito e pode ser baixado no smartphone ou tablet pelo endereço: http://cidadaoonline.sistemas4r.com.br/cidadaonline.html. Também está disponível para download na Apple Store e no Google Play.

Todas as informações enviadas pelo munícipe são monitoradas através do Google Maps e são organizadas por tipo de serviço, sendo a execução de cada solicitação estabelecida com prazos pré-determinados. O cidadão pode ainda acompanhar suas solicitações através da página da plataforma, pelo e-mail e pelo aplicativo. O Cidadão Online foi desenvolvido em 30 dias com a tecnologia GeneXus – ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar.

O app é uma ferramenta inovadora, que possui localização geográfica, GPS e câmera. “Para atender aos diversos dispositivos e ter o conhecimento centralizado em uma única tecnologia, decidimos utilizar o GeneXus para o desenvolvimento da aplicação. O ganho de produtividade foi bem significativo, pois o aplicativo ficou pronto em 30 dias, com outra plataforma poderia ter demorado mais”, explica o sócio diretor da 4R Sistemas, Rogério Camargo.

Seis cidades do interior de São Paulo já aderiram o Cidadão Online: Adamantina, Andradina, Borborema, Bom Jesus dos Perdões, Capão Bonito e Porto Feliz. Para que o aplicativo possa ser utilizado em outros municípios, é necessário que as prefeituras se cadastrem no serviço. A solicitação pode ser feita em: http://cidadaoonline.sistemas4r.com.br/cidadaonline.html

 


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

PNAD 2016: celular quase encosta em TVs nos lares brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra que, em 2016, em 92,3% dos domícilios pelo menos um morador possuía um telefone celular. As TVs estão presentes em 97,4% dos domícilios. O acesso à Internet chegou a 63,6% dos domicílios, com o celular ganhando fácil dos PCs e tablets. 

Governo deveria abrir mão de três anos de impostos para levar banda larga para quem não tem

A proposta foi feita pelo diretor de desenvolvimento de Negócios da IBM Brasil, Rodrigo Santi, caso ele pudesse ter a 'caneta' para definir uma política pública para o setor no Brasil.

UIT alerta que apesar de avanços no Brasil, o fosso digital aumentou

Em ranking de 176 países, o Brasil melhorou uma posição, de 67º para 66º considerados os usos e habilidades das tecnologias da informação e comunicações, mas ainda tem muito por fazer se quiser aderir à era Inteligência Arficial, do Big Data ou da Internet das Coisas.

Governo estabelece o fim do feriado regulatório para fibra óptica

Governo quer fazer um diagnóstico das redes de acesso existentes no país. "Temos poucos dados e eles estão desatualizados", observa o diretor de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra.

Telecentros renovam fôlego e ganham novo status na Inclusão Digital

A consulta pública aberta pelo governo para definir novas políticas públicas para Telecomunicações vai tratar de um tema caro: o compartilhamento e tratamento de dados, revela Américo Bernardes, Diretor do Departamento de Inclusão Digital do MCTIC.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G