INOVAÇÃO

Bradesco lança programa para startups

Da redação ... 05/08/2014 ... Convergência Digital

O Bradesco lançou o inovaBRA, programa voltado a descobrir projetos inovadores de startups que tenham soluções aplicáveis ou com possibilidade de adaptação no setor de produtos e serviços financeiros e que possam criar novas soluções para o Banco. A proposta é que as empresas estejam preparadas para apresentar inovações nas seguintes áreas: meios de pagamento, canais digitais, produtos, seguros e Banco do Futuro, que engloba iniciativas que possam ser adotadas nos próximos anos por qualquer área do Banco.

“Já estamos pensando no que oferecer para a próxima geração bancária”, comenta Maurício Minas, diretor vice-presidente do Bradesco. “Este é um projeto onde todos ganham: o cliente Bradesco, que tem acesso a produtos e serviços inovadores; o Banco, que mantém sua tradição e pioneirismo, criando um novo canal para gerar inovação; e as startups, que têm a oportunidade de alavancar negócios em parceria com um grande apoiador”, complementa Minas.

A iniciativa, segundo o executivo, é uma grande oportunidade para as startups ganharem visibilidade no mercado e iniciarem um trabalho com base em demandas reais. “O grande diferencial do nosso programa é a inovação no modelo de negócio, pois as empresas irão trabalhar com base em necessidades reais apontadas pelas unidades de negócio do Banco, diluindo o risco da inovação. Além disso, vão contar com conselhos e orientações dos principais executivos da instituição, acesso aos principais líderes das unidades de negócio - com objetivo de moldar a solução para uma grande instituição financeira -, assistência na gestão e mentoria. E poderão finalmente testar a solução apresentada em um dos maiores bancos do País”.

As startups são empresas em estágio inicial e intermediário de atuação e que contam com projetos promissores, com base em ideias inovadoras. “Atualmente o acesso a tecnologias para gerar inovação está ao alcance de todos. Por isso, resolvemos apostar em mesclar o nosso processo fechado de inovação com um processo aberto, que nos permita buscar, apoiar e apostar em boas ideias. Nosso objetivo é criar um canal de interação com empresas que estão na fronteira da criação, têm agilidade para se adaptarem aos novos desafios propostos, mas precisam do apoio para uma boa gestão de seu negócio”, explica o diretor vice-presidente do Bradesco.

inovaBRA

O programa terá duração de 10 meses, sendo quatro destinados ao processo seletivo e seis meses para o processo de interação com o Banco, incluindo melhorias na gestão, busca de sinergia estratégica, operacional e mercadológica. A primeira fase é composta por três etapas:

- Primeira: divulgação do programa e inscrição das empresas, que ocorre de 05/08 a 17/10.

- Segunda: seleção de até 40 startups pela avaliação do questionário preenchido pelas empresas durante a inscrição. Essas empresas passarão por um processo de imersão para conhecer o banco e serão avaliadas nos seguintes quesitos: qualificação da equipe, potencial de geração de valor, capacidade de entrega, potencial de inovação e mensuração de risco.

- Terceira: serão selecionadas 20 startups que passarão por avaliação de um grupo de executivos do Banco. 

Cerca de 10 empresas seguirão para a fase de concepção do projeto, na qual receberão orientação com relação a uma demanda associada a uma necessidade real do Banco. Consequentemente, terão apoio no desenvolvimento do produto ou serviço e adaptação da solução ao ambiente do Bradesco.Ao final do programa, as empresas que concluírem com sucesso a formatação de suas soluções terão a possibilidade de comercializar seus produtos para o Bradesco. O Banco poderá ainda ser um investidor estratégico das empresas.             

   


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Lei de Informática: MCTIC atualiza regras para aporte de verba de P&D

Resolução da Secretaria de Políticas Digitais aponta regras gerais e específicas para Instituições de Ensino e Pesquisa, Centros ou Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento, além de Incubadoras.

Inovação: A luta para transformar uma ótima ideia em um produto no Brasil

Em 2017, o projeto Meu Guia, voltado para dar autonomia a atletas cegos, ficou em 2º lugar em competição internacional. Até agora, não saiu do papel, mas a ideia evoluiu para outro produto, o smart viber.

Governo vai usar R$ 1 bilhão da Finep em saneamento, mobilidade e energia

Com conceito amplo do que vale como inovação, programa batizado Cidades Inovadoras promete linhas de financiamento descentralizadas aos municípios.

FAPERJ prioriza quitação de dívidas com startups

Diretor de Tecnologia da entidade de pesquisa, Maurício Guedes, lamenta o fato de o Brasil não ter conseguido, até agora, estabelecer uma conexão entre a Academia e comunidade empresarial.

Inovação determinou um novo modelo mental na área de TI

Para Fábio Moraes, CIO da Aliansce Shopping Centers, que tem sobre o seu chapéu 31 shopping centers com mais de 6000 lojas, a TI catalisa a pressão pela inovação. "E nem sempre a Tecnologia é quem puxa", observa.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G