INCLUSÃO DIGITAL

Campanha Banda Larga quer compromisso de candidatos: Dilma será a primeira

Luís Osvaldo Grossmann ... 05/09/2014 ... Convergência Digital

A Campanha Banda Larga é Um Direito Seu inaugura na próxima semana o que pretende seja uma rodada de entrevistas com os candidatos a Presidência para conhecer – e cobrar – posicionamentos sobre políticas de acesso à Internet no país. A presidenta Dilma Rousseff será a primeira.

“O evento propõe discutir com as candidaturas suas ideias e projetos em torno de temas como a infraestrutura e universalização do acesso à banda larga, além da promoção da cidadania e cultura digitais”, explica o comunicado da campanha, ao avisar que Dilma estará no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo, na próxima terça, 9/9, às 15h.

Chamado de Diálogos Conectados – Um papo sobre Direitos e Internet, o evento será aberto ao público mas exige inscrição prévia. As informações sobre como participar devem ser buscadas junto à página do movimento na rede – www.campanhabandalarga.com.br. A campanha reúne uma centena de entidades como Proteste, Idec, Artigo 19, FNDC, Intervozes, OAB-SP e UNE.

Em agosto, a campanha Banda Larga é Um Direito Seu divulgou uma carta aberta aos candidatos presidenciais na qual apresentam seu “posicionamento quanto à garantia do direito de acesso universal aos serviços de comunicação de dados (= banda larga) e à Internet como condição indispensável para o exercício pleno da cidadania e instrumento para inclusão política, social, cultural e econômica”.

O cerne da campanha é a defesa da universalização do acesso à Internet em banda larga, por meio de “uma política clara para o setor que passa, necessariamente, pela revisão do regime de prestação do serviço de acesso à Internet”. Ou seja, “garantir a oferta da banda larga em regime público”.


Carreira
Paraná cria curso para formar profissionais técnicos para o 5G

Uma parceria firmada entre a Huawei e o Sistema FIEP, por meio do Senai Paraná, vai formar profissionais nas áreas de telecomunicações, em especial, o 5G. Setor reclama da carência de especialistas na área. Inscrições estão abertas para uma nova turma em fevereiro.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.

Parceira da Telebras amplia WiFi via satélite no México para áreas urbanas

Dois anos depois de começar a explorar banda larga satelital em áreas remotas do país, como promete fazer no Brasil, a empresa americana Viasat anuncia conexões de 100 Mbps e preços para competir com internet fixa.

Para TCU, políticas desconexas desperdiçam dinheiro com inclusão digital

Ao citar a política de Banda Larga, Tribunal observa que a falta de coordenação gera redundância, falta de isonomia e obstáculos à oferta de serviços.

CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

"Não é fácil, mas é preciso existir um alinhamento. Estão todos do mesmo lado", diz o diretor da CPFL, André Luiz Gomes.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G