Home - Convergência Digital

Brasil ganha medalha de ouro em Olimpíada de Matemática

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 26/09/2014

O estudante Murilo Corato Zanarella, de São Paulo, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática, com a pontuação máxima, 42 pontos. A delegação brasileira, que está na cidade de San Pedro Sula, em Honduras, onde ocorreu a competição, conquistou mais uma medalha de ouro e duas de prata.

Alessandro de Oliveira Pacanowski, do Rio, conquistou o ouro com 38 pontos. Os estudantes Daniel Lima Braga e Ana Karoline Carneiro, ambos de Fortaleza, obtiveram medalhas de prata com 31 e 29 pontos respectivamente. O time brasileiro foi liderado pelos professores Carlos Gustavo Moreira e Marcelo Tadeu Sales.

A Olimpíada Ibero-Americana de Matemática é a competição mais importante para os países da região. Segundo a organização, o objetivo é estimular o estudo da matemática como ferramenta para o avanço técnico e científico. A edição deste ano contou com a participação de 82 jovens de 22 países ibero-americanos.

As provas foram resolvidas individualmente na terça e quarta-feiras, sendo três problemas a cada dia, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia. Os problemas abrangiam as disciplinas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 26/09.

O Brasil é o país com maior número de medalhas conquistadas na competição até hoje. Desde 1985, ano em que o país iniciou a participação no evento, seus representantes conquistaram 105 medalhas, sendo 53 de ouro, 41 de prata e 11 de bronze. A participação brasileira no evento é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática.

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Quatro lições para dar coragem e autonomia às pessoas

Por Amanda Matos Cavalcante*

As pessoas são os principais e mais importantes ativos de uma corporação.

Destaques
Destaques

Um em cada cinco trabalhadores dependerá da Inteligência Artificial

Confundir IA com automação por conta das previsões pessimistas de perdas de emprego ofusca o maior benefício da tecnologia, adverte o Gartner. Consultoria projeta a criação de dois milhões de novos postos de trabalho, por conta da IA, até 2025.

Linguagem C desbanca Java e Python e assume liderança entre os desenvolvedores

Índice Tiobe mostra ainda que há novas linguagens ganhando força, entre elas, a R, que subiu do 16º lugar para o 8º lugar.

Pessoas selam o sucesso ou o fracasso da transformação digital

Sem funcionários engajados, a estratégia tende a fracassar, pontua o vice-presidente do Gartner, Cassio Dreyfuss.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site