Convergência Digital - Home

FBI investe US$ 1 bilhão em identificação de próxima geração

Convergência Digital
Da redação - 11/03/2015

É no setor de Segurança Pública que a tecnologia de reconhecimento facial tem sua aplicação mais evidente – e mais aceita – para a maioria dos cidadãos de uma cidade inteligente e conectada. A tecnologia pode ser usada, por exemplo, para identificar suspeitos procurados pela polícia 7. Para tal, as autoridades policiais teriam que não só coletar milhares de imagens – vídeos e fotografias – mas também analisar as informações dentro dos prazos apertados para se resolver um caso.

Nos Estados Unidos, o Federal Bureau of Investigation (FBI) está investindo US$ 1 bilhão em um programa de Identificação de Próxima Geração (NGI), que irá adicionar a biometria, como o reconhecimento da íris, análise de DNA e identificação de voz, assim como o reconhecimento facial, aos kits de trabalho de investigadores.

Há diversas aplicações. As autoridades policiais poderão tentar identificar fugitivos ou desaparecidos utilizando-se de uma base de dados de reconhecimento facial. Eles também poderão vir a fazê-lo para a identificação de pessoas desconhecidas sob suspeita. Empregando uma tecnologia sofisticada de multicâmera, eles poderão rastrear suspeitos de um lugar a outro após algum incidente crítico.

Caso se tenha já um suspeito conhecido, pode-se estar à espreita do mesmo em um local onde se acredita que ele vá, como por exemplo um estádio lotado. Por outro lado, caso ocorra um tumulto em um estádio, os investigadores poderiam averiguar as imagens de vídeo para identificar os participantes.

A tecnologia já existe. O desafio é identificar indivíduos de um banco de dados de fotos e vídeos crescente. Às vezes, o reconhecimento facial é uma das pistas em um largo rastro digital deixado por um sujeito, por exemplo, quando ele faz uma chamada ou usa um cartão de crédito. Para explorar uma base de dados multimodais, as autoridades policiais estão estudando as soluções baseadas em nuvem, onde o armazenamento e os recursos de computação estão à mão no caso de expansão de uma investigação.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 


Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site