GESTÃO

Só um terço dos municípios regulamentou a Lei de Acesso à Informação

Luís Osvaldo Grossmann ... 31/03/2015 ... Convergência Digital

Um levantamento da Controladoria Geral da União mostra que a maioria dos estados já regulamentou a Lei de Acesso à Informação 12.527/2011) – que garante aos cidadãos acesso a informações produzidas ou mantidas pelas administrações públicas.

Feito entre os meses de fevereiro e março deste 2015, o levantamento indica que em 81% dos estados – incluindo o Distrito Federal – a regulamentação existe. Estão de fora Amazonas, Pará, Roraima, Amapá e Rio Grande do Norte.

Mas segundo a CGU, com relação aos municípios acima de 100 mil habitantes – o que já inclui as capitais – em apenas 36% foi localizada regulamentação da Lei de Acesso à Informação.

Nas capitais, a maioria – 20, das 26 – já conta com regulamentação da Lei. São elas Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória.

Curiosamente, Manaus, Belém e Natal contam com a regulamentação da LAI, embora os respectivos estados, não. Porto Velho, Boa Vista, São Luis, João Pessoa e Aracaju não o fizeram. E o Amapá é a única unidade da federação em que nem o estado, nem a capital regulamentaram a Lei.


Receita aperta o cerco às empresas devedoras do Simples

Fisco vai notificar 556,13 mil companhias, que respondem por uma dívida de R$ 22,7 bilhões. Destas, 172,54 mil atuam no Estado de São Paulo e devem R$ 7,5 bilhões. Saída do Simples pode gerar um aumento da carga tributária em até 30%.

Menos de 5% das empresas estão aptas ao regime do eSocial

Pesquisa feita pela FENACON, entidade ligada às empresas de serviços contábeis, com mais de mil associados, revela um dado preocupante: quase metade ainda nem começou a implantar o sistema.

Governo lança nova versão do Guia de Boas Práticas para a compra de TI

Guia reúne conjunto de normas a serem adotadas por mais de 200 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

TSE ganha acesso a banco de dados das carteiras de motorista

Acordo abre sistemas e subsistemas informatizados do Denatran, em mais um passo na base única de identificação dos brasileiros, a cargo do Tribunal e de seu arquivo biométrico dos brasileiros. 

Amizade no Facebook não desqualifica testemunha em ação trabalhista

Para o TRT de Minas Gerais, se vínculo em redes sociais caracterizasse suspeição não restariam testemunhas em processos trabalhistas. 



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G