GOVERNO

Padtec: medidas para recuperar o equilíbrio financeiro já foram tomadas

Ana Paula Lobo ... 29/04/2015 ... Convergência Digital

A Padtec afasta a possibilidade de uma crise permanente e diz que já adotou medidas para recuperar o equilíbrio econômico-financeiro. Em comunicado enviado ao portal Convergência Digital, nesta quarta-feira, 29/04, a fabricante ressalta que a "desaceleração da economia e o aumento acentuado do dólar foram os principais fatores que, neste começo de ano, levaram a Padtec a um cenário adverso de aumento de custos e consequente diminuição de rentabilidade de seus negócios". Diz ainda que "tomou medidas de maneira rápida e efetiva para reestabelecer o equilíbrio econômico-financeiro de suas atividades, assim como o fizeram outras grandes empresas do mercado de telecom recentemente".

A empresa justifica ainda a descontinuidade de produção da linha FlexPad, que compreende equipamentos de última milha para levar fibras ópticas aos usuários finais, aconteceu em função de "um realinhamento estratégico, segundo o qual a Padtec concentrará seus esforços no seu core business, transmissão ótica de alta capacidade com sistemas DWDM, que sempre foi o carro-chefe dos negócios da empresa. Enfatizamos que a plataforma de equipamentos DWDM LightPad agora conta com novas tecnologias como OTN Switching e uma completa solução para sistemas submarinos com ótimas perspectivas de mercado".

Nesta terça-feira, 28/04, a crise da PadTec foi comentada pelo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, e acendeu o sinal vermelho no governo e na indústria de Telecom, conforme o relatado pelo portal Convergência Digital. Ao fim do comunicado, a PadTec ressalta que, hoje, "o faturamento da empresa em 2014 cresceu na casa de dois dígitos e está acima dos 400 milhões de reais e terá o seu balanço oficial divulgado em breve. Mesmo com os desligamentos, a Padtec possui hoje um quadro de cerca de 450 colaboradores, dos quais 40% com graduação superior, 6% de mestres e 1% de doutores". E garante que os negócios continuam e que, em 2015, a empresa já venceu importantes licitações e negocia expansões de rede.

O portal Convergência Digital publica a íntegra do comunicado enviado pela Padtec.

A  desaceleração da economia e o aumento acentuado do dólar foram os principais fatores que, neste começo de ano, levaram a Padtec a um cenário adverso de aumento de custos e consequente diminuição de rentabilidade de seus negócios. Neste contexto, a Padtec tomou medidas de maneira rápida e efetiva para reestabelecer o equilíbrio econômico-financeiro de suas atividades, assim como o fizeram outras grandes empresas do mercado de telecom recentemente.

Uma destas medidas foi a descontinuidade de produção da linha FlexPad, que compreende equipamentos de última milha para levar fibra óptica aos usuários finais. Salientamos que todo o serviço de suporte continua sendo plenamente prestado junto a nossos clientes e ações para aumentar a interoperabilidade de nossos equipamentos foram proativamente realizadas pela Padtec, incluindo negociações com outros fabricantes e disponibilização de nossos equipamentos e tecnologia. Em consequência, houve o desligamento de pessoal técnico e comercial diretamente ligado à plataforma FlexPad.

A opção pela descontinuidade da linha FlexPad se fez diante de um realinhamento estratégico, segundo o qual a Padtec concentrará seus esforços no seu core business, transmissão ótica de alta capacidade com sistemas DWDM, que sempre foi o carro-chefe dos negócios da empresa. Enfatizamos que a plataforma de equipamentos DWDM LightPad agora conta com novas tecnologias como OTN Switching e uma completa solução para sistemas submarinos com ótimas perspectivas de mercado.

Sobre o cenário atual e expectativas para 2015.

O faturamento da empresa em 2014 cresceu na casa de dois dígitos e está acima dos 400 milhões de reais e terá o seu balanço oficial divulgado em breve. Mesmo com os
desligamentos, a Padtec possui hoje um quadro de cerca de 450 colaboradores, dos quais 40% com graduação superior, 6% de mestres e 1% de doutores. A subsidiária PSG Telecom, prestadora de serviços de telecom, registrou forte crescimento em 2014 com faturamento acima de 40 milhões de reais. A estratégica participação na Clariphy, juntamente com os esforços de P&D da subsidiária CIVCOM e da própria Padtec, permitiram o lançamento da segunda geração de line cards 100G com desempenho diferenciado em relação aos concorrentes centenários deste mercado.

Esta sinergia entre a Padtec e suas subsidiárias caminha para promissores lançamentos como line cards e tranceivers 200G, 400G e além. Este ano, a Padtec já venceu importante licitações, lançou um cabo subfluvial para o Projeto Piloto do programa Amazônia Conectada, que é bastante amplo e possui novas implantações previstas ainda para este ano. No contexto do mercado externo, a Padtec está participando de importantes negociações para fornecimento de novas redes além de expansões para redes já implantadas.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Vanderlan Cardoso, de Goiás, será o novo presidente da CCT no Senado

Na divisão acertada entre os líderes partidários, a comissão de Ciência e Tecnologia ficou com o PP e o indicado é o empresário goiano em seu primeiro mandato como senador. Uma das primeiras missões dele será a votação do PLC 79/2016, que altera o marco de Telecom.

Ex-CIO da Telefônica desponta como nova presidente da Dataprev

A nomeação de Christiane Almeida Edington ainda não saiu no Diário Oficial, mas é dada como certa pelo site Antagonista. Executiva tem no currículo o comando da  fusão da Telefônica com a Telemig Celular na área de TI.

Telebras e Viasat assinam aditivo ao contrato investigado pelo TCU

Estatal informa que encaminhou o novo contrato ao Tribunal, mas não revela se atendeu a exigência de baixar o preço das antenas.

Dataprev cria programa de demissão voluntária e aumenta rumor de extinção ou privatização

Resolução traz uma série de requisitos para a adesão dos funcionários. Um deles é ter mais de 120 meses de vínculo laboral.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G