INTERNET

Provedores Internet mostram força na banda larga fixa

Ana Paula Lobo* ... 11/05/2015 ... Convergência Digital

O Brasil manteve o ritmo de aumento no mercado de serviço de comunicação multimídia (SCM), fechando março deste ano com 24,43 milhões de acessos de banda larga fixa, um crescimento de 0,6% em relação ao mês anterior. Em janeiro e fevereiro, o País cresceu 0,6% e 0,71%, respectivamente. Segundo informou a Anatel nesta segunda-feira, 11, isso se traduz em uma penetração de 36,97% dos domicílios, levando em conta os dados do IBGE.

E os números da Agência Regulador trazem um dado importante. Os 'outros', como são classificados os provedores Internet, já são a quarta força da oferta de banda larga fixa, com  2.023.701 de acessos ativos no mês de março. Nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo, a Abranet - Associação Brasileira de Internet- promove a 1ª Conferência Abranet. No evento será divulgado um estudo inédito sobre o setor de Internet.

Nos dados da Anatel, os provedores Internet com SCM perdem apenas para o grupo Telmex (Claro, NET e Embratel), Oi e a soma da Telefônica com a GVT. Na prática, os provedores ficam com 8,28% do mercado de banda larga fixa. O levantamento também mostra que os acessos em fibra óptica crescem - em fevereiro a barreira de 1 milhão de acessos - foi superada, mas em março foram adicionados apenas 24,2 mil acessos ativos à base, um incremento de 2,38% em relação a fevereiro.

Do ponto de vista de Tecnologia, a pesquisa da Anatel mostra ainda um dado relevante. O 4G TDD-LTE, o 4g fixo, ganha força e cresceu 14,14% em março, chegando a 23,6 mil novas adições, totalizando no mês, 191,2 mil conexões. Puxa esse incremento a Sky, que está apostando no 4G fixo. E também o desempenho dos provedores Internet, que começam a apostar na tecnologia.

Ethernet (5,29%) e WiMax (4,85%) seguiram o 4G em proporção de crescimento, apesar da participação de mercado de ambos serem insipientes: 1,26% e 0,05%, respectivamente. Em adições líquidas, o Cable Modem foi a tecnologia com maior aumento: 71,6 mil novas conexões (0,93% de crescimento). Em adições líquidas, o Grupo América Móvil, que controla Claro, Embratel e Net no Brasil, foi o de maior aumento, com 77,9 mil novas conexões, crescimento de 1,02%.

Com a soma de acessos da GVT, a Telefônica pula para o segundo lugar, com 29,21% do mercado, um total de 7,138 milhões de acessos (crescimento de 0,54% no mês). Já a Oi cai para a terceira posição. A empresa também registrou a maior queda dentre todas as empresas de banda larga fixa. Foram 37 mil desconexões, ou redução de 0,57% na base, fechando março com 6,488 milhões de acessos.

*Com informações da Anatel


2018: o ano para o Facebook apagar da sua história

Rede social admitiu que houve roubo de dados de 29 milhões de usuários na brecha de segurança descoberta no mês passado. De 15 milhões de usuários violados, foram roubados dois conjuntos de informações: nome e detalhes de contato, incluindo número de telefone, e-mail ou ambos, dependendo do que os indivíduos tinham em seus perfis.

Brasil é o segundo país do mundo a ter portal do Cidadão do Facebook

Ferramenta, criada por conta das eleições nos EUA em 2016, permite a conexão entre eleitores e autoridades eleitas.

Teles seguem governo dos EUA e processam Califórnia contra neutralidade

Quatro associações de empresas do setor de telecom dos Estados Unidos ingressaram na Justiça para tentar bloquear a legislação estadual que retomou regras para a oferta de internet.

Brasil chega aos 4 milhões de endereços ‘.br’

Marca atingida neste 1º/10 inclui as mais de 120 categorias de domínios, sendo que o ‘com.br’ é o mais popular, com 3,6 milhões, ou 91% dos registros. Desse total, 1 milhão já são de registros no padrão mais seguro conhecido como DNSSEC.

Abranet: conceito de ‘pequeno’ da Anatel desconsidera realidade da Internet

Associação Brasileira de Internet adverte à agência que 68% do segmento tem no máximo 500 clientes. Só 158 empresas chegam a 5 mil acessos. "É um risco classificar todos da mesma maneira", sinaliza o representante da entidade, Edmundo Matarazzo.

Revista Abranet 25 . ago-set-out 2018
Veja a Revista Abranet nº 25 Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G