INTERNET

NETmundial: canal para 'esfriar' a guerra fria cibernética

Por Roberta Prescott ... 30/06/2015 ... Convergência Digital

Um dos feitos da Iniciativa NETmundial (ou NMI, de NETmundial Initiative) tem sido o da aproximação de países com ideias opostas. Quando proposto, o modelo multissetorial de governança da Internet recebeu críticas e foi rechaçado por países como Índia, China e Rússia. Passado pouco mais de um ano da conferência NET Mundial, realizada em São Paulo, que deu origem à NMI, Índia e China já mudaram de opinião. Na semana passada, a Índia manifestou apoio e a China também já aderiu aos princípios NETmundial.

Outro feito foi aproximar potenciais. Os Estados Unidos e China, que têm as maiores companhias de Internet do mundo, estavam, na visão do professor Wolfgang Kleinwächter, embaixador Especial da Iniciativa NETmundial, em eixos opostos, quase como em uma guerra fria cibernética. No entanto, ambos os países enviaram à Iniciativa NETmundial, representantes de alto nível e estão participando ativamente das discussões. “A NMI é um canal para eles se comunicarem”, pontuou o embaixador do projeto. 

Contudo, setores importantes ainda não aderiram como a ICC (Internet Chamber of Commerce) e a Internet Society (ISOC) mundial — o braço brasileiro faz parte da NMI. “Existe um trabalho de convencimento baseado nos resultados concretos que tivemos. Acho que vão acabar aderindo”, disse professor Hartmut Glaser, que também é secretário-executivo do CGI.br. Em entrevista à Abranet, Glaser explicou que a ISOC também foi contra o Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês).     

A NMI é uma plataforma constituída multissetorialmente com o objetivo de viabilizar a colaboração, a cooperação e a proposição de projetos e soluções para questões diversas relacionadas à governança da Internet. Ela é resultado da conferência NET Mundial que ocorreu em abril do ano passado em São Paulo. Integram a NMI 20 membros de cinco continentes, representando o governo, o setor privado, a comunidade técnica e a sociedade civil. 

*Do portal da Abranet


ICANN dá vitória à Amazon na briga de domínio com os governos do Brasil e do Peru

Três anos depois de perder a primeira batalha, a provedora conseguiu uma revisão do processo na ICANN e recuperou o dominio .Amazon.

Justiça de São Paulo pune cliente e advogado por 'má-fé' no WhatsApp

Juíza da 13ª Vara do Trabalho de São |Paulo impôs uma multa de R$ 4 mil por réus descreverem vínculo de emprego e jornada de trabalho “muito superiores à realidade”.

Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados que mais crescem na banda larga fixa

Segundo a Anatel, em maio, o serviço somava 27,46 milhões de assinantes. Em 12 meses, houve a adição de 1,4 milhão de acessos à base nacional.

ANCINE adia cobrança de imposto para publicidade na Internet

Agência Nacional do Cinema decidiu prorrogar por 90 dias a entrada em vigor da IN 134, que determinava a obrigação de registro e recolhimento de CONDECINE na Web. Medida entraria em vigor esta semana.

PROTESTE relança velocímetro que mede a velocidade da Internet fixa

De acordo com a Associação, 40% das pessoas entrevistadas em pesquisa disseram receber menos velocidade do que a contratada.

Revista Abranet 21 . junho/agosto 2017
Veja a Revista Abranet nº 21 Convenção Abranet 2017 reuniu provedores de Internet na Bahia para debater não apenas o mercado, mas também a atual situação do Brasil.
Veja também: Oportunidades no Wi-Fi; A revolução do blockchain; WannaCry para a Internet e muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G