INTERNET

NETmundial: canal para 'esfriar' a guerra fria cibernética

Por Roberta Prescott ... 30/06/2015 ... Convergência Digital

Um dos feitos da Iniciativa NETmundial (ou NMI, de NETmundial Initiative) tem sido o da aproximação de países com ideias opostas. Quando proposto, o modelo multissetorial de governança da Internet recebeu críticas e foi rechaçado por países como Índia, China e Rússia. Passado pouco mais de um ano da conferência NET Mundial, realizada em São Paulo, que deu origem à NMI, Índia e China já mudaram de opinião. Na semana passada, a Índia manifestou apoio e a China também já aderiu aos princípios NETmundial.

Outro feito foi aproximar potenciais. Os Estados Unidos e China, que têm as maiores companhias de Internet do mundo, estavam, na visão do professor Wolfgang Kleinwächter, embaixador Especial da Iniciativa NETmundial, em eixos opostos, quase como em uma guerra fria cibernética. No entanto, ambos os países enviaram à Iniciativa NETmundial, representantes de alto nível e estão participando ativamente das discussões. “A NMI é um canal para eles se comunicarem”, pontuou o embaixador do projeto. 

Contudo, setores importantes ainda não aderiram como a ICC (Internet Chamber of Commerce) e a Internet Society (ISOC) mundial — o braço brasileiro faz parte da NMI. “Existe um trabalho de convencimento baseado nos resultados concretos que tivemos. Acho que vão acabar aderindo”, disse professor Hartmut Glaser, que também é secretário-executivo do CGI.br. Em entrevista à Abranet, Glaser explicou que a ISOC também foi contra o Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês).     

A NMI é uma plataforma constituída multissetorialmente com o objetivo de viabilizar a colaboração, a cooperação e a proposição de projetos e soluções para questões diversas relacionadas à governança da Internet. Ela é resultado da conferência NET Mundial que ocorreu em abril do ano passado em São Paulo. Integram a NMI 20 membros de cinco continentes, representando o governo, o setor privado, a comunidade técnica e a sociedade civil. 

*Do portal da Abranet


Domínio "sampa.br" é ativado pelo NIC.br

Pessoas físicas e jurídicas legalmente representadas no Brasil podem registrar domínios como "meunome.sampa.br", "minhaempresa.sampa.br", "minhaideia.sampa.br", entre outras diversas possibilidades.

Temer veta artigo que impõe censura à Internet

Presidente da República, diante da repercussão negativa, retirou a emenda apresentada pelo deputado Áureo(SD-RJ).

Magazine Luiza amplia e-commerce e adota descontos progressivos

Varejista passa a vender produtos de higiene pessoal, limpeza de casa, cápsulas de café, entre outros. Marketplace reúne mais de 550 mil itens.

STF derruba decisão judicial que censurou notícias de site

Edson Fachin deu liminar favorável e sustentou que impedir a divulgação de informações caracteriza “nítido ato censório”. 

Com 100 Acórdãos, STJ começa a firmar jurisprudência sobre internet no Brasil

Levantamento reúne decisões que tratam de disputas sobre responsabilidade, remoção e indenização por conteúdos postados na rede. 

Revista Abranet 22 . set/nov 2017
Veja a Revista Abranet nº 22 Reforma trabalhista: impactos para os ISPs. Conheça o novo cenário e saiba o que muda para as empresas de Internet. E mais: Os robôs chegaram pra valer; A incerteza dos 450 MHz; TIC Educação: o papel dos provedores.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G