NEGÓCIOS

62% das empresas compram pela internet, mas só 21% vendem pela rede

Luís Osvaldo Grossmann ... 04/08/2015 ... Convergência Digital

O uso de computadores (agora portáteis) e o acesso à internet chegou a grande maioria das empresas do país, mas o uso da rede como ferramenta de negócios é restrito, segundo indica a nova pesquisa TIC Empresas, do Cetic.br (o braço de pesquisas do NIC.br). Pelos números divulgados nesta terça, 4/8, 62% delas usam a rede para comprar, mas apenas 21% para vender.

A maior parte delas, 53%, sustenta que isso acontece porque seus produtos não são adequados para venda online, quase a mesma proporção (51%) alega simplesmente preferir o modelo atual. Da pequena parcela que usa a internet para oferecer serviços e produtos, o canal preferencialmente utilizado (79%) ainda é o email.

Mas se não descobriram a rede para ajudar diretamente nos negócios, a internet serve a múltiplos propósitos. A maior parte das empresas (62%) possui pelo menos um website para divulgar informações básicas sobre a firma (89% entre empresas grandes). E praticamente todas (93%) se valem da rede para e-gov. Além disso, 28% disseram usar chamadas de voz pela rede (VoIP).

E cresce a popularidade das redes sociais. Embora 55% das empresas bloqueiem o acesso a elas nos computadores dos funcionários, a proporção daquelas que usam perfil próprio passou de 36% para 45% entre 2012 e 2014. Dessas, 72% designaram um responsável para gerir o perfil – enquanto 25% preferiram terceirizar esse serviço. A maior parte faz atualizações todos os dias (20%) ou pelo menos uma vez por semana (38%).

E embora os computadores de mesa continuem presentes (98% das empresas os usam), em 71% já são também utilizados portáteis (notebooks) e mesmo tablets, cujo uso passou de 13% para 22% desde 2012. A pesquisa também verificou que 78% das empresas possuem uma rede local sem fio e 72% utilizaram celular corporativo.

 


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Banco perde ação contra correntista que rejeitou acordo pelo WhatsApp

Canais Digitais das instituições financeiras são obrigados a respeitar o estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor, decidiu a 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Notebooks puxam alta de 21% na venda de computadores

Entre janeiro e março de 2018, mercado brasileiro vendeu 1,34 milhões de PCs, 69% deles notebooks, com alta de 22,6% nas receitas, que chegaram a R$ 3 bilhões.

Imposto em excesso para Telecom ameaça a economia digital no Brasil

A pesada carga tributária sobre o setor de telecomunicações é uma ameaça ao desenvolvimento do Brasil na era da economia digital, na análise do professor Fernando Rezende, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com iZettle, PayPal entra na 'guerra das maquininhas' no Brasil

Aquisição da startup custou US$ 2,2 bilhões. No Brasil, a sueca iZettle tem manufatura local das maquininhas na Zona Franca de Manaus com o objetivo de atender pequenos comerciantes.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G