TELECOM

"O WhatsApp de voz é um serviço pirata", diz Amos Genish

Ana Paula Lobo ... 04/08/2015 ... Convergência Digital

"O WhatsApp é um serviço pirata e acho que as operadoras não deveriam fechar contratos com eles. Eles não respeitam as leis do Brasil", sustentou o presidente da Vivo/GVT, Amos Genish, ao participar nesta terça-feira, 04/08, da ABTA 2015. A Vivo é a única tele móvel que não fez acordo de 'zero rating', ou seja, de consumo das redes sociais sem uso do pacote de dados contratado, com empresas como WhatsApp e Facebook.

Segundo Genish, o WhatsApp é uma 'operadora que está atuando sem licença no Brasil e pode abrir caminho para que outros provedores queiram fazer o mesmo". "O serviço de voz deles usam os nossos números de telefone. Nós pagamos R$ 4 bilhões de FISTEL. Eles não pagam nada. Isso está equivocado demais. É uma pena que as outras teles tenham aceitado trabalhar com eles", reforçou o executivo.

A pergunta sobre o WhatsApp veio por conta da pressão dos OTTs, como a Netflix, no serviço de TV por assinatura. Segundo Genish, a Netflix causa bem menos impacto que o WhatsApp e outros serviços de mensagem da Internet, que estão, agora, apostando também na voz. "Eles estão atuando como operadoras, mas não têm responsabilidade nenhuma de qualidade de serviço. Não têm regras para cumprir. Isso é crime. Isso é incentivar a pirataria", reforçou o executivo.

Genish não quis adiantar os planos da empresa, mas garantiu que a TV por Assinatura será um carro-chefe nos produtos em 2016. As plataformas que serão usadas já foram escolhidas - a de DTH, a de  IPTV e de satélite, que tinham redundância após a compra da GVT, mas não revelou quais foram. "Vamos dizer isso mais à frente".

Genish também ressaltou que até o começo de 2016, as estruturas de TI já estarão integradas. "Os combos são hoje a forma como o brasileiro quer comprar serviço. E vamos integrar isso. Só na cidade de São Paulo, 80% querem o combo. Ter um único provedor de telefonia, TV e banda larga. Estamos nos preparando para isso", completou. O presidente da Vivo/GVT participou de painel com presidentes para discutir o momento da TV por Assinatura no Brasil.


Internet Móvel 3G 4G
Vivo passa a vender programação de TV paga no celular

Operadora quer ser entendida como uma plataforma de conteúdo e adiciona novos serviços para serem adquiridos pelos assinantes, entre els, Telecine Play e Fox Sports, com jogos da Libertadores, por exemplo.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Oi convoca assembleia geral de acionistas para 30 de abril

Por meio de comunicado ao mercado, operadora marca assembleia de acionistas depois do aumento de capital e do acordo firmado com a Pharol, acionista portuguesa que resistia à execução do plano de recuperação.

Telefonia fixa perdeu quase 2 milhões de linhas ativas em 2018

As concessionárias foram as que mais tiveram pedidos de desligamento - 1,682 milhão de linhas no período de novembro de 2017 a novembro de 2018. Claro lidera o mercado de linhas fixas. Oi detém mais da metade das linhas das concessionárias. Claro aparece entre as autorizadas.

Anatel amplia o cerco aos celulares piratas

Mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares considerados irregulares estão sendo enviadas para os estados da região Nordeste, dois estados da Região Sudeste ( Minas Gerais e São Paulo) e alguns trechos das Região Norte. No portal da Anatel é possível saber se o seu celular é ou não irregular.

Vicente Aquino é empossado como conselheiro da Anatel

Com a presença do presidente da agência, Leonardo de Morais, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, o advogado - indicado pelo presidente do Senado, Eunício de Oliveira - foi empossado. Mandato vai até novembro de 2020. Foi a posse mais rápida já feita na Anatel - entre indicação e posse foram menos de 15 dias.




  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G