TELECOM

"O WhatsApp de voz é um serviço pirata", diz Amos Genish

Ana Paula Lobo ... 04/08/2015 ... Convergência Digital

"O WhatsApp é um serviço pirata e acho que as operadoras não deveriam fechar contratos com eles. Eles não respeitam as leis do Brasil", sustentou o presidente da Vivo/GVT, Amos Genish, ao participar nesta terça-feira, 04/08, da ABTA 2015. A Vivo é a única tele móvel que não fez acordo de 'zero rating', ou seja, de consumo das redes sociais sem uso do pacote de dados contratado, com empresas como WhatsApp e Facebook.

Segundo Genish, o WhatsApp é uma 'operadora que está atuando sem licença no Brasil e pode abrir caminho para que outros provedores queiram fazer o mesmo". "O serviço de voz deles usam os nossos números de telefone. Nós pagamos R$ 4 bilhões de FISTEL. Eles não pagam nada. Isso está equivocado demais. É uma pena que as outras teles tenham aceitado trabalhar com eles", reforçou o executivo.

A pergunta sobre o WhatsApp veio por conta da pressão dos OTTs, como a Netflix, no serviço de TV por assinatura. Segundo Genish, a Netflix causa bem menos impacto que o WhatsApp e outros serviços de mensagem da Internet, que estão, agora, apostando também na voz. "Eles estão atuando como operadoras, mas não têm responsabilidade nenhuma de qualidade de serviço. Não têm regras para cumprir. Isso é crime. Isso é incentivar a pirataria", reforçou o executivo.

Genish não quis adiantar os planos da empresa, mas garantiu que a TV por Assinatura será um carro-chefe nos produtos em 2016. As plataformas que serão usadas já foram escolhidas - a de DTH, a de  IPTV e de satélite, que tinham redundância após a compra da GVT, mas não revelou quais foram. "Vamos dizer isso mais à frente".

Genish também ressaltou que até o começo de 2016, as estruturas de TI já estarão integradas. "Os combos são hoje a forma como o brasileiro quer comprar serviço. E vamos integrar isso. Só na cidade de São Paulo, 80% querem o combo. Ter um único provedor de telefonia, TV e banda larga. Estamos nos preparando para isso", completou. O presidente da Vivo/GVT participou de painel com presidentes para discutir o momento da TV por Assinatura no Brasil.


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Em novembro, foram contabilizadas 135.964 mil linhas a menos e o país fechou o décimo primeiro mês de 2017, com quase 41 milhões de linhas ativas. Oi, Claro, TIM e pequenos prestadores de STFC puxaram a queda de linhas em serviço.

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Para agência, os R$ 4 bilhões previstos de dinheiro novo na operadora não são suficientes para que a Oi alcance o nível anual de aportes dos concorrentes. “Se não acompanhar, vai continuar perdendo mercado”, diz Juarez Quadros. 

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"O mercado já está instável com quatro operadoras. Os chineses têm uma mistura com o governo. Com quem iríamos brigar?", criticou o presidente José Félix. Não é a primeira vez que a Claro diz que o mercado nacional comporta apenas três players.

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Com 11 mil km de linhas de transmissão, a empresa é responsável por aproximadamente 10% do sistema de transmissão do País. Piloto terá duração de 60 dias.

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O diretor de Tecnologia de Redes e Sistema da Oi, Pedro Falcão, sustentou que o backbone óptico e as redes metropolitanas são a 'joia da coroa' e despertam a ambição dos concorrentes. "A Internet de Tudo exigirá muita rede fixa", frisou.

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Tele também montou o Centro de Gerência de Serviços, em Brasília, com a missão de unificar as ações em áreas como recarga de pré-pago e faturamento.


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