GESTÃO

São Paulo terá projeto piloto de logística reversa de eletrônicos

Da redação* ... 11/09/2015 ... Convergência Digital

Um acordo entre o governo brasileiro e a agência japonesa de cooperação (JICA) vai tentar apoiar o setor de eletroeletrônicos na implementação da logística reversa – prevista na política nacional de resíduos sólidos, mas ainda não implementada.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além de treinamento, o acordo estabelece a realização de um estudo diagnóstico da situação dos resíduos eletroeletrônicos no município de São Paulo, bem como a realização de um projeto piloto na maior cidade do país.

Uma primeira equipe com representantes do próprio MDIC, do Ministério do Meio Ambiente, prefeitura de São Paulo, as associações industriais (Abinee e Eletros) e de varejistas (IDV) e da cooperativa paulista de catadores (Coopermiti) esteve em Tóquio entre 25 de agosto e 5 de setembro para participar dos treinamentos.

Segundo o MDIC, “a programação incluiu palestras e troca de experiências com representantes do governo japonês, de governos locais e associações de fabricantes de eletrônicos, visitas técnicas a plantas de reciclagem, sistemas de coleta, triagem e manufatura reversa”.

“Para que a logística reversa seja amplamente utilizada, é preciso envolver a todos os atores, especialmente a indústria e o comércio”, afirmou o diretor de competitividade industrial do MDIC, Igor Calvet. “Essa parceria é importante porque a logística reversa tem previsão legal, mas ainda não está implementada no setor de eletroeletrônicos”, completou.

* Com informações do MDIC


Carreira
Empresas de TI oferecem reajuste de 1,81% em São Paulo

A terceira rodada de negociações da campanha salarial de TI em São Paulo, a primeira da categoria no País, manteve os impasses das duas anteriores. A negociação de São Paulo é relevante porque baliza todas as demais no País.

Rio de Janeiro proíbe ligação de telemarketing fora do horário comercial

Nova lei também proíbe ligações feitas de números privativos e exige que os operadoras de telemarketing identifiquem a empresa logo no início da chamada. Medida entra em vigor daqui a 120 dias.

Governo tem versão 2018 do ePING

Padrões de interoperabilidade são obrigatórios para todos os órgãos federais integrantes do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação.

Nas PMEs, 93% não estão prontas para implantar o eSocial

Pesquisa mostra que a maioria das médias e pequenas empresas ainda não assimilou as consequências de não se adaptarem ao novo regime fiscal, em vigor a partir de janeiro de 2018. Empresas consideram caro o custo de implementação do regime.

Entenda o impacto da Lei complementar 157/16 no setor de Telecom

Legislação traz segurança jurídica às empresas, sustenta o advogado e coordenador do Comitê Tributário da ABDTIC, Luiz Roberto Peroba.

Novo ciclo da tecnologia é oportunidade real para as PMEs no Brasil

Para Marcia Ogawa, que lidera a área de tecnologia, mídia e telecomunicações da consultoria Deloitte, demanda crescente de internet deve ampliar fatia de provedores regionais. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G