INCLUSÃO DIGITAL

IBGE: acesso à Internet pelo celular dispara 155% no Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/04/2016 ... Convergência Digital

Os aparelhos celulares são a forma mais comum de os brasileiros acessarem a internet. Segundo o IBGE, entre 2013 e 2014 o uso de equipamentos eletrônicos que não computadores para se conectar disparou 155,6% – de 4,2% para 10,5% dos lares. Nesse período, o percentual de acesso por microcomputador recuou de 88,4% para 76,6%, enquanto a proporção dos domicílios que acessavam a internet por celular saltou de 53,6% para 80,4%.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios, agregados aqueles relacionados às tecnologias de informação e comunicações (ou PNAD TIC). E eles indicam que também pela primeira vez em levantamento do IBGE a maioria das residências brasileiras está conectada. “Considerando-se todas as formas de acesso, 48% dos domicílios tinham acesso à Internet em 2013 e 54,9% deles (ou 36,8 milhões), em 2014”.

Como ressalta o instituto, o crescimento a proporção de domicílios com acesso à internet aproximou o Brasil do percentual na Comunidade dos Estados Independentes (57,2%) e da média geral das Américas (57,3%), embora ainda bem abaixo do panorama de conectividade da Europa, onde a proporção de lares conectados chega a 79%.

Ainda de acordo com o IBGE, dos 36,8 milhões de domicílios com acesso à internet, 0,8% possuíam só a conexão discada e 99,2%, conexão em banda larga em 2014 – a banda larga fixa cresceu 9,9% em relação a 2013, mas a sua proporção caiu: de 77,1% para 71,9. Já a presença da banda larga móvel (celular) pulou de 43,5% para 62,8% dos domicílios com internet.

Móveis

No corte por tipo de equipamento utilizado, como visto os celulares lideram com 80,4%, seguido pelos computadores, com 76,6%; e dos tablets, com 21,9%. A televisão também aparece como equipamento usado para acessar a rede em 4,9% dos domicílios. Além da alta no uso de celulares, vale ressaltar que o uso de tablets para conexão à rede cresceu 50,4% entre 2013 e 2014.

A pesquisa verificou ainda que naquele ano 136,6 milhões de pessoas com 10 anos ou mais tinham telefone celular para uso pessoal – portanto, 77,9% da população. Na década desde 2005, esse contingente cresceu 142,8%. Outra novidade da pesquisa é que pela primeira vez mais da metade (52,5%) da população rural tinha celular. Nas áreas urbanas, esse percentual chegou a 82,3%.


Carreira
Blockchain Academy promove curso online para descomplicar a tecnologia

Desenvolvido em parceria com a Mosaico University, curso começa em 15 de abril e vai tratar de temas como smart contracts, protocolos de computador autoexecutáveis e sobre programas de crowdfuding pelo blockchain.

Viasat alega que TCU já atestou legalidade do contrato com Telebras

Para empresa americana, agravo contra o acordo movido pela Procuradoria Geral da República é baseado em mal entendidos.

America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G