INTERNET

Tempo dedicado à TV ainda é maior que à internet

Luís Osvaldo Grossmann* ... 13/06/2016 ... Convergência Digital

Por conta da internet, o tempo que as pessoas dedicam a algum tipo de mídia é cada vez maior. Segundo a ZenithOptimedia, parte do grupo francês de propaganda Publicis, ler jornais e revistas, ouvir rádio, assistir TV, ir ao cinema ou navegar na rede consomem quase um terço de todo o tempo. Na média de 71 países, Brasil inclusive, os humanos usam 435 minutos por dia, 7 horas e 15 minutos, em alguma dessas atividades. 

Era menos há cinco anos, e vai seguir crescendo. De acordo com o segundo relatório anual com Previsões do Consumo de Mídia, da Zenith, divulgado nesta segunda, 13/6, em 2010 as pessoas dedicavam 403 minutos (6h e 43m) por dia a algum tipo de mídia. Em 2018, serão 448 minutos (7h e 28 m). Essencialmente por causa da internet. E dos dispositivos móveis. 

“O tempo que as pessoas ao redor do mundo dedicam a usar a internet móvel vai crescer 27,7% este ano, o que leva a um crescimento geral do consumo de mídia em 1,4%. Todas as outras mídias, inclusive a internet via desktop, estão em queda, de 3,4% no total”, diz o relatório da consultoria. Segundo as previsões, o consumo de cinema vai cair 0,5%, televisão 1,5%, rádio 2,4%, jornais 5,6% e revistas 6,7%. 

Mas o crescimento acelerado da internet ainda está longe de destronar a televisão. Na mesma média dos 71 países, enquanto a rede fica com 110 minutos diários (1h50), praticamente 3 horas por dia (2h57), 177 minutos, são dedicados à TV. “A televisão respondeu por 41% do consumo global de mídia em 2015, e esperamos que ainda represente 38% em 2018, quando a internet vai responder por 31%”, diz o relatório. 

A própria pesquisa faz uma ressalva: os dados se referem somente ao tempo despendido em cada mídia em sua forma tradicional. Ou seja, não considera quanto do tempo na internet fica com a leitura de jornais em formato digital, ou de olho em conteúdos audiovisuais televisivos, ainda que não estejam sendo apresentados em forma linear. 

* Com informações da ZenithOptimedia


Com medo dos EUA, Europa adia planos de imposto para internet

Ideia de cobrar 3% das receitas de gigantes da rede como Google, Facebook e Amazon esbarra no receio da reação americana à taxação de suas empresas.

Sem integração, é impossível desenvolver IoT no Brasil

Iniciativa privada, universidades e poder público precisam trabalhar em conjunto para garantir o desenvolvimento de um ecossistema local para Inteernet das Coisas, adverte Elizabete Couto, diretora de IoT da Embratel.

2018: o ano para o Facebook apagar da sua história

Rede social admitiu que houve roubo de dados de 29 milhões de usuários na brecha de segurança descoberta no mês passado. De 15 milhões de usuários violados, foram roubados dois conjuntos de informações: nome e detalhes de contato, incluindo número de telefone, e-mail ou ambos, dependendo do que os indivíduos tinham em seus perfis.

Endereços IPv4 acabam em janeiro de 2020 na América Latina

As estimativas do NIC.br apontam que 93% das organizações ASN (sistemas autônomos) possuem IPv6. O novo fôlego aconteceu por conta da devolução e da recuperação de endereços, explicou o gerente Ricardo Patara. O IPv6 comemora 10 anos de existência.

Brasil é o segundo país do mundo a ter portal do Cidadão do Facebook

Ferramenta, criada por conta das eleições nos EUA em 2016, permite a conexão entre eleitores e autoridades eleitas.

Revista Abranet 25 . ago-set-out 2018
Veja a Revista Abranet nº 25 Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G