Home - Convergência Digital

TICs podem pagar a 'conta' da crise europeia

Convergência Digital
Convergência Digital* - 28/06/2016

A saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) vai encarecer os serviços de TIC na América Latina no curto e médio prazo por conta de uma inevitável valorização do dólar, sustenta Sebastian Menutti, analista da Indústria de Transformação Digital da América Latina da Frost & Sullivan.

"A tecnologia deve se tornar mais cara tanto para empresas latino-americanas usuárias de tecnologia quanto para os fornecedores de serviços de comunicações unificadas, data center, de nuvem e armazenamento de dados, etc., impactando negativamente no mercado de TICs", aponta Menutti.

Segundo o analista da Frost&Sullivan o impacto será maior para a aquisição de hardware, mas serviços também vão ser afetados, por conta dos insumos importados para a construção da infraestrutura. "Os provedores de comunicações unificadas, por exemplo, pagam as licenças de software em dólar e, portanto, terão de repassar parte desse custo para os clientes."

Para Menutti, outro efeito provável da Brexit será a redução dos investimentos em tecnologia na América Latina. "Muitas empresas globais que operam na região devem buscar ativos considerados mais seguros, como o dólar ou títulos do Tesouro americano, portanto, devem protelar os investimentos em infraestrutura", adverte o especialista.

No Rio Info 2016, um painel debaterá as políticas de TI e a competitividade brasileira no mercado internacional. Mais informações, clique aqui.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis
LEIA TAMBÉM:

07/08/2017
Rio Info 2017 promove 8ª edição da competição global de Inovação

31/07/2017
Rio Info vai ao interior para consolidar TI fluminense

18/07/2016
Carioca Digital quer acabar com a peregrinação às repartições públicas

12/07/2016
Reoneração da folha extinguiu 52 mil postos de trabalho em TI

11/07/2016
Rio de Janeiro retoma lugar de polo de negócios em TI

11/07/2016
Monitoração em tempo real é o negócio da Internet das Coisas

11/07/2016
LNCC cria plataforma de big data e se aproxima das empresas

11/07/2016
Games: mercado de US$ 3 bilhões e em franca expansão no Brasil

08/07/2016
Pós-Jogos, Rio negocia com Embratel e Cisco megarede de Telecom

07/07/2016
Flamengo usa big data para cuidar da performance do time de futebol

Destaques
Destaques

Globo.com usa algoritmos para definir o que o leitor vai ler

Empresa conta com uma equipe com múltiplas habilidades – matemática, estatística, computação – no lugar de um time de cientista de dados. Modelo, no entanto, enfrenta resistência interna.

Setor quer marco legal para software nos moldes do Marco Civil da Internet

Legislação - que seria um conjunto de regulamentações - estaria associada à Lei de Patentes, à Lei de Inovação e à Lei de Compras Públicas de software, revela Gilberto Martins de Almeida, da GMA Advogados.


Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site