Home - Convergência Digital

O que será o amanhã?

Convergência Digital
Convergência Digital* - 30/06/2016

Amanhã. A tecnologia não para e há tendências que começam a ganhar corpo e a mexer com a vida das empresas e dos consumidores finais. Recente estudo divulgado pelo World Economic Forum destaca, por exemplo, tecnologias que vão estar no centro das atenções nos próximos anos.

“Observar o horizonte é crucial para não ser pego de surpresa frente a soluções que transformarão radicalmente nosso mundo”, pontuou Bernard Meyerson, presidente do órgão e diretor de inovação da IBM. Entre as tendências destacadas há tecnologias que já estão no nosso dia, mas ainda mais no conceito do que na prática como a nanotecnologia e a Internet das Coisas.

O estudo do World Forum mostra que mais do que bilhões de dispositivos estarão conectados, mas projeta que os nanosensores devem se proliferar de maneira intensa, trazendo uma revolução ainda mais impactante que a própria IoT. O documento cita que esses componentes estarão dentro do corpo humano, nas mobílias de uma casa e revolucionarão indústrias como de arquitetura, agricultura, saúde e farmacêutica.

O relatório também destaca a próxima geração de baterias. Segundo os pesquisadores, baterias de sódio, alumínio e zinco, juntamente com soluções avançadas de armazenamento de energia, permitirão a criação de “mini grids”, que oferecerão energia limpa para uma pequena cidade ou vila.

O estudo também fala da Inteligência artificial. De acordo com os pesquisadores, o gigantesco volume de dados disponíveis, combinado com avanços em algoritmo para descobrir padrões e comportamentos, além da capacidade de processar linguagem natural, acarretarão um grande potencial para o desenvolvimento de assistentes digitais, que ajudarão humanos a melhorar suas vidas.

No Rio Info 2016, temas como Internet das Coisas, Mundo 3.0, novas tendências em tecnologia estarão em debate. Saiba como participar.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis
LEIA TAMBÉM:

07/08/2017
Rio Info 2017 promove 8ª edição da competição global de Inovação

31/07/2017
Rio Info vai ao interior para consolidar TI fluminense

18/07/2016
Carioca Digital quer acabar com a peregrinação às repartições públicas

12/07/2016
Reoneração da folha extinguiu 52 mil postos de trabalho em TI

11/07/2016
Rio de Janeiro retoma lugar de polo de negócios em TI

11/07/2016
Monitoração em tempo real é o negócio da Internet das Coisas

11/07/2016
LNCC cria plataforma de big data e se aproxima das empresas

11/07/2016
Games: mercado de US$ 3 bilhões e em franca expansão no Brasil

08/07/2016
Pós-Jogos, Rio negocia com Embratel e Cisco megarede de Telecom

07/07/2016
Flamengo usa big data para cuidar da performance do time de futebol

Destaques
Destaques

Globo.com usa algoritmos para definir o que o leitor vai ler

Empresa conta com uma equipe com múltiplas habilidades – matemática, estatística, computação – no lugar de um time de cientista de dados. Modelo, no entanto, enfrenta resistência interna.

Setor quer marco legal para software nos moldes do Marco Civil da Internet

Legislação - que seria um conjunto de regulamentações - estaria associada à Lei de Patentes, à Lei de Inovação e à Lei de Compras Públicas de software, revela Gilberto Martins de Almeida, da GMA Advogados.


Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site