Home - Convergência Digital

Governo e setor debatem Marco Legal para TI

Convergência Digital
Convergência Digital* - 01/07/2016

Começa nesta segunda-feira, dia 4 de julho, o Rio Info 2016,a 14ª edição consecutiva do evento, que debaterá os principais temas em pauta no setor da TI. Da abertura, às 8h30min, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, participam, entre outros, os secretários da Secretaria de Políticas de Informática (Sepin), Maximiliano Martinhão e da Secretaria Tecnologia da Informação (SLTI), Marcelo Pagotti; os secretários estadual e municipal (Rio), de Ciências e Tecnologia, Gustavo Tutuca e Franklin Coelho, os presidentes das entidades nacionais de TI (ABES; Assespro; Brasscom; FENAINFO e Softex) e de entidades parceiras, como a AC Rio, o CDL, o SESCOM e o Sebrae.

Entre os temas em pauta estarão o Marco Legal do Software, a cybersegurança; a TI e conteúdos digitais, as oportunidades no mercado da música; o presente e o futuro dos profissionais de TI; as novas tecnologias e o papel do cientista de dados, a competitividade da TI brasileira; a integração entre a TI, o design, a comunicação e a sustentabilidade; a Internet das Coisas (IoT), o governo eletrônico: a informação e o exercício da cidadania; o panorama sobre domínios globais da Internet (ICANN); a evolução do conceito das cidades inteligentes às comunidades inteligentes; a TI nos esportes; a TI e a revolução na Saúde; as oportunidades e os negócios em entretenimento digital e games.

Vários desses temas se desdobrarão em painéis com aprofundamento de suas peculiaridades.Além destes, o Rio Info abriga o Salão da Inovação, que em 2016 chega à 8ª edição com o foco em projetos destinados a facilitar a vida do cidadão na cidade. O seu tema será “Salão da Inovação Paralímpico”. Nele ocorre a troca de experiências entre empreendedores nacionais e internacionais ao mesmo tempo em que estimula a participação em uma competição empresarial, com avaliação por uma banca examinadora especializada. Os projetos são avaliados quanto ao seu índice de inovação, potencial de mercado, retorno econômico-financeiro, vantagens competitivas e consistência estratégica.

Outra atividade é o Cria (Copa Rio Info de Algoritmos), que reúne escolas do ensino médio/técnico (públicas ou privadas) e um concurso que reúne jovens talentos de todo o país. Já a Sessão de Negócios propicia às empresas a realização de negócios por meio de agendamentos. Duas oficinas, uma de negócios digitais e outra sobre uso do big data para segurança empresarial, apresentarão conceitos e práticas aos participantes. O Rio Info 2016 abrigará ainda a reunião nacional da Fenainfo que reúne os sindicatos de TI de todo o país; a reunião anual dos agentes da Softex e o encontro nacional dos gestores de TI do Sebrae.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis
LEIA TAMBÉM:

07/08/2017
Rio Info 2017 promove 8ª edição da competição global de Inovação

31/07/2017
Rio Info vai ao interior para consolidar TI fluminense

18/07/2016
Carioca Digital quer acabar com a peregrinação às repartições públicas

12/07/2016
Reoneração da folha extinguiu 52 mil postos de trabalho em TI

11/07/2016
Rio de Janeiro retoma lugar de polo de negócios em TI

11/07/2016
Monitoração em tempo real é o negócio da Internet das Coisas

11/07/2016
LNCC cria plataforma de big data e se aproxima das empresas

11/07/2016
Games: mercado de US$ 3 bilhões e em franca expansão no Brasil

08/07/2016
Pós-Jogos, Rio negocia com Embratel e Cisco megarede de Telecom

07/07/2016
Flamengo usa big data para cuidar da performance do time de futebol

Destaques
Destaques

Globo.com usa algoritmos para definir o que o leitor vai ler

Empresa conta com uma equipe com múltiplas habilidades – matemática, estatística, computação – no lugar de um time de cientista de dados. Modelo, no entanto, enfrenta resistência interna.

Setor quer marco legal para software nos moldes do Marco Civil da Internet

Legislação - que seria um conjunto de regulamentações - estaria associada à Lei de Patentes, à Lei de Inovação e à Lei de Compras Públicas de software, revela Gilberto Martins de Almeida, da GMA Advogados.


Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site