Home - Convergência Digital

Gartner: Blockchain vai muito além dos bancos

Convergência Digital
Por Roberta Prescott - 03/07/2016

O alcance do uso de blockchain vai além do setor financeiro. Outras indústrias vão se beneficiar da rede que armazena e certifica a veracidade dos dados trocados na plataforma, de acordo com Fabio Chesini, diretor de pesquisa do Gartner.

Por meio do sistema distribuído do blockchain, é comprovada a veracidade e a existência de ativos diversos. Chesini usou como exemplo um possível mercado de diamantes. “Se eu tenho um diamante, o que se faz no ecossistema distribuído é mostrar para todas as pessoas entenderem que eu tenho aquela pedra. Isto significa que qualquer companhia de seguros no mundo pode ser capaz de fazer seguro do meu diamante e, se eu perdê-lo, podem marcar que ele foi roubado e me pagar a apólice; e o diamante não poderá mais ser usado no mercado formal.”

A partir deste exemplo fictício, é possível começar a pensar em torno de outras aplicações, como representar identidades ou representar qualquer bem, não apenas ativos físicos, em um ecossistema distribuído. “São formas totalmente novas de fazer negócio. É por isso que estamos chamando o que este tipo de tecnologia está permitindo de economia programável.”

Em entrevista em vídeo ao Convergência Digital, durante o Ciab 2016, Fabio Chesini comentou sobre exemplos de aplicações em outras indústrias e deu uma panorama do estágio atual de adoção de blockchain.Assistam.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

LEIA TAMBÉM:

15/09/2016
BC ameaça regulamentar Fintechs caso haja riscos ao mercado financeiro

14/07/2016
R3 descarta padrão internacional para Blockchain

03/07/2016
Itaú Unibanco cria centro de excelência para blockchain

03/07/2016
Blockchain rompe padrões e impõe desafios regulatórios

03/07/2016
Capgemini: eficiência operacional é chave para a jornada digital

03/07/2016
Capgemini: Não há transformação digital sem o uso da nuvem

03/07/2016
Robôs exigem que o homem se reinvente diante da Tecnologia

03/07/2016
Há vagas para profissionais voltados para a gestão da informação

03/07/2016
MC Software monta laboratório de Inovação para o Watson

03/07/2016
Empresas estão falhando na política de proteção dos dispositivos conectados

Destaques
Destaques

Robôs exigem que o homem se reinvente diante da Tecnologia

A afirmação é pernambucana Patricia Florissi é vice-presidente e CTO global da EMC. Em entrevista, a executiva diz ainda que a transformação digital é para virar do avesso os modelos de negócios. O momento do Brasil, avalia, é o de mirar a sobrevivência. "A inovação ficou distraída com as crises'.


Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site