Home - Convergência Digital

BNDES e MCTIC definem cronograma do plano nacional para Internet das Coisas

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 05/07/2016

Entrou na fase final o processo de contratação da consultoria que vai desenhar o plano de ação nacional para Internet das Coisas, a ser conduzido pelo BNDES e pelo MCTIC, que incorporou o ministério das Comunicações. Até o momento, contou Ricardo Rivera, gerente setorial das Indústrias de TIC do BNDES, em apresentação nesta terça-feira, 05/07, no Rio Info 2016,  29 propostas foram entregues. Na próxima semana, serão conhecidas as cinco finalistas e até o final de julho se conhecerá a empresa vencedora.

Definida a consultoria, a pesquisa acontecerá de outubro até o final de dezembro. A meta, explicou Rivera, é que no segundo semestre de 2017, o plano nacional de Internet das Coisas comece a ser implantado. "O levantamento vai fazer um estudo completo do mercado, mas terá recursos para uma implantação imediata. A intenção é remover as principais barreiras para Internet das Coisas", sustentou o gerente do BNDES.

Rivera deixou claro que um ponto central do estudo BNDES/MCTIC é obrigar o monitoramento das ações definidas. "Queremos que a política seja efetivamente implantada. Isso é crucial para o Brasil ter um lugar nesse mercado", ressaltou. O levantamento terá pontos voltados às questões regulatórias, as melhores práticas de financiamento e o compartilhamento de informações.

"Há ações de IoT acontecendo no mundo. Precisamos dividir conhecimento. Há muitas oportunidades de negócios, mas temos que estruturar quais são as competências do Brasil e como agir dentro delas. Essa é uma onda que não pode ser perdida", completou. O portal Convergência Digital apresenta os principais pontos da apresentação do executivo do BNDES. Assistam.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis
LEIA TAMBÉM:

20/09/2017
BNDES diz que, 'por enquanto', ainda tem dinheiro para internet das coisas

19/09/2017
Governo projeta Plano Nacional de IoT para final de outubro

19/09/2017
Rede nacional de Internet das Coisas é ativada com cobertura inicial em 100 cidades

14/09/2017
Burguer King usa Internet das Coisas para reduzir o tempo parado na cozinha

11/09/2017
Empresas caçam profissionais sêniores para projetos de Internet das Coisas

06/09/2017
Internet das Coisas: redes LPWA serão um mercado de US$ 1,8 trilhão

04/09/2017
Vecto Mobile usa rede da Algar Telecom para ser MVNO de Internet das Coisas

31/08/2017
Blackberry se une a EsyWorld e usa software para renascer no Brasil

30/08/2017
Internet das Coisas: qualifique as suas expectativas para ter resultados

25/08/2017
Embraco cria a Diili, plataforma brasileira de Internet das Coisas

Destaques
Destaques

Globo.com usa algoritmos para definir o que o leitor vai ler

Empresa conta com uma equipe com múltiplas habilidades – matemática, estatística, computação – no lugar de um time de cientista de dados. Modelo, no entanto, enfrenta resistência interna.

Setor quer marco legal para software nos moldes do Marco Civil da Internet

Legislação - que seria um conjunto de regulamentações - estaria associada à Lei de Patentes, à Lei de Inovação e à Lei de Compras Públicas de software, revela Gilberto Martins de Almeida, da GMA Advogados.


Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site