Convergência Digital - Home

Na era dos dados, cliente é único e exige personalização

Convergência Digital
Por Roberta Prescott e Ana Paula Lobo - 10/08/2016

Mudar o modelo de negócios para focar no cliente e não apenas em produtos é uma necessidade, defendeu Francisco Casella, líder de MDM para América Latina da Informatica. Tanto em sua apresentação no 1º Informatica World Tour 2016 realizado em São Paulo nesta terça-feira, 09/08, quanto em entrevista para o CDTV, o executivo explicou que, apesar das dificuldades, as companhas devem se mover na direção de entender o cliente como único, independentemente de quantos produtos ou serviços ele consome.

E essa política exige gerenciamento. “Um dos maiores obstáculos é manter as informações atualizadas, enquanto a empresa tem relacionamento com o cliente, pois isto dá vantagem competitiva. Também precisa entender o contexto do cliente (por exemplo, como ele se relacionada, com quem) para definir qual é o melhor serviço e oferta para um cluster lógico de clientes”, destacou Casella.

Dentro desta jornada, padronizar e consolidar os dados observando critérios de governança é fundamental. “Dados ruins levam a resultados abaixo do padrão e sabotam a iniciativa de CRM”, enfatizou o executivo, lembrando que as equipes de marketing sofrem por causa de dados não-confiáveis, duplicados ou desconectados, assim como a área de vendas.

Repensar a geração de dados, de modo a colocar o dado como um ativo principal, é um fator de vantagem competitiva em relação à concorrência. Diante de competição muito acirrada, como se diferenciar? “Por meio de dados e de informações para proporcionar melhor experiência ao cliente. Para isto, é preciso conhecê-lo melhor para prestar o melhor serviço”, ressaltou Francisco Casella. Assistam a entrevista.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.

Destaques
Destaques

Dados em excesso vão provocar abandono das aplicações de Internet das Coisas

Gartner adverte que um terço das soluções de IoT vão 'morrer' antes mesmo de serem implantadas. Consultoria diz que é hora de identificar as lacunas e as fraquezas nos modelos de negócios.

Transformação digital estimula migração de aplicações críticas para a nuvem

Uso da nuvem pública fica mais atraente para instituições financeiras latinoamericanas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Mão de obra é o "Calcanhar de Aquiles" da Inteligência Artificial

Por Eduardo Prado*

Em artigo exclusivo para o Convergência Digital, o consultor Eduardo Prado, mostra como os gigantes da tecnologia travam uma dura batalha para conseguir fidelizar os especialistas existentes. Ele também adverte: há uma busca desenfreada pela competência em IA.

A IA traz emoção e empatia às "máquinas"

Por Eduardo Prado*

Imagine se as tecnologias – assistentes virtuais (tipo Alexa da Amazon), veículos autônomos, aparelhos de televisão, frigoríficos conectados, telefones celulares – estivessem cientes das suas emoções? E se elas percebessem o seu comportamento não-verbal em tempo real?


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site