SEGURANÇA

Hackers anunciam a venda de dados de empresa ligada à NSA

Convergência Digital* ... 15/08/2016 ... Convergência Digital

Um grupo de hackers intitulado ‘Shadow Brokers’ sustenta ter copiado várias ferramentas de invasão online (malware, exploits, etc) e colocado em leilão na rede. O ataque foi contra o chamado ‘Equation Group’, equipe alegadamente associada à NSA americana. 

O anuncio foi feito via Tumblr e os arquivos colocados em outros repositórios, como o neozelandês Mega. “Quanto você pagaria pelas armas cibernéticas dos inimigos?”, dizia a mensagem no Tumblr, anunciando que algumas já estavam disponíveis gratuitamente mas que “os melhores arquivos seriam leiloados”. 

Segundo a fKapersky, o Equation Group está ativo há pelo menos duas décadas e “ultrapassa qualquer coisa conhecida em complexidade e sofisticação”. O vírus Stuxnet, que os EUA usaram para atacar usinas atômicas no Irã seria fruto desse grupo. 

Segundo os relatos da The Hacker News, “os documentos contém em sua maioria scripts de instalação, configurações para servidores ‘command-and-control’, e exploits supostamente designados a atingir roteadores e firewalls de fabricantes de equipamentos de rede americanos, como Cisco, Juniper e Fortinet. 

Já a Wired diz que “pesquisadores que baixaram parte do que foi postado pelo grupo diz que inclui dados intrigantes, como 300 MB de códigos que combinam com exploits realmente usados pela NSA”. 


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Golpe do PIS no WhatsApp atinge mais de 116 mil pessoas em 24 horas

Hackers estão agindo oportunamente por meio de dois links maliciosos que oferecem a suposta possibilidade de consultar o saldo a ser recebido.

Defesa nacional fará exercício de guerra cibernética com setores nuclear e financeiro

Exercício Guardião Cibernético envolverá Angra I e II, Nuclebrás, Banco Central, Bovespa e bancos privados.

Hackers repaginam golpe usando o Uber no Brasil

Campanha é antiga, mas ganhou nova roupagem para despertar o interesse do usuário com um suposto desconto de R$ 100 nos serviços do app de transporte.

Oi lança plataforma para mitigar ataques à rede de dados corporativa

Batizada de Gestão Integrada de Serviços, a plataforma permite o gerenciamento integrado de serviços e dá alertas de detecção de intrusos e registros de interações e informações trafegadas.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G