SEGURANÇA

Hackers anunciam a venda de dados de empresa ligada à NSA

Convergência Digital* ... 15/08/2016 ... Convergência Digital

Um grupo de hackers intitulado ‘Shadow Brokers’ sustenta ter copiado várias ferramentas de invasão online (malware, exploits, etc) e colocado em leilão na rede. O ataque foi contra o chamado ‘Equation Group’, equipe alegadamente associada à NSA americana. 

O anuncio foi feito via Tumblr e os arquivos colocados em outros repositórios, como o neozelandês Mega. “Quanto você pagaria pelas armas cibernéticas dos inimigos?”, dizia a mensagem no Tumblr, anunciando que algumas já estavam disponíveis gratuitamente mas que “os melhores arquivos seriam leiloados”. 

Segundo a fKapersky, o Equation Group está ativo há pelo menos duas décadas e “ultrapassa qualquer coisa conhecida em complexidade e sofisticação”. O vírus Stuxnet, que os EUA usaram para atacar usinas atômicas no Irã seria fruto desse grupo. 

Segundo os relatos da The Hacker News, “os documentos contém em sua maioria scripts de instalação, configurações para servidores ‘command-and-control’, e exploits supostamente designados a atingir roteadores e firewalls de fabricantes de equipamentos de rede americanos, como Cisco, Juniper e Fortinet. 

Já a Wired diz que “pesquisadores que baixaram parte do que foi postado pelo grupo diz que inclui dados intrigantes, como 300 MB de códigos que combinam com exploits realmente usados pela NSA”. 


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Golpe do 14º salário no WhatsApp atinge 770 mil brasileiros

Os golpistas pedem para o usuário conferir se tem direito a um dinheiro extra.

Brasil sofre 55% dos ataques de ransomware na América Latina

Segundo números divulgados pela Kaspersky Lab, esse tipo de ameaça registrou aumento de 30% entre 2016 e 2017.

TSE fecha acordo de cooperação em TI com a Sociedade Brasileira de Computação

Acordo é abrangente e pode abordar tanto a segurança da urna eletrônica como questões internas de informática do Tribunal. 

Guerra cibernética passa a ter mesmo status de armas atômicas nos EUA

Comando Cibernético foi elevado em decisão anunciada por Donald Trump e com o propósito de "enfatizar o desenvolvimento de armas cibernéticas para impedir ataques, punir intrusos e enfrentar adversários".



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G