TELECOM

Anatel: concessão sofreu 'morte tecnológica'. TCU: agência errou no passado

Ana Paula Lobo e Pedro Costa ... 06/09/2016 ... Convergência Digital

As concessões sofreram uma 'morte tecnológica' com a evolução da tecnologia, afirmou o assessor do gabinete do conselheiro Igor de Freitas, Isaac Averbuch, ao falar que o setor de Telecom é 'sui generis' e não se compara aos demais de infraestrutura, como rodovias e energia.

"As concessões vão morrer por mera obsolescência tecnológica, independente da vontade do órgão regulador. Nas estradas isso não acontece. As rodovias trocam suas concessões. Na energia, as distribuidoras duram mais de um século", exemplificou Averbuch, em painel sobre Recuperação Judicial, no 30º Seminário Internacional da ABDTIC, realizado em São Paulo.

Averbuch lembrou ainda que a legislação do setor de Telecom não prevê a possibilidade de uma operadora solicitar o equílibrio econômico por conta  da competição ou da queda de assinantes em serviços como o da telefonia fixa. "Esse é um ponto que temos de enfrentar", disse.

Por sua vez, o secretário de fiscalização de logística e infraestrutura de telecomunicações do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Barros da Cunha, questionou a atuação passada da agência reguladora. "É certo que hoje há problemas com as concessões. Mas no passado, a Anatel não fez um acompanhamento quando o serviço era rentável e atrativo. A agência não sabe os ganhos obtidos", sinalizou.

Bens reversíveis

No caso específico da Oi, o assessor do gabinete do conselheiro Igor de Freitas, Isaac Averbuch, disse que a operadora está proibida de alienar qualquer ativo para atender a recuperação judicial, onde se tem a predisposição de atender ao máximo aos credores. "A cautelar foi para garantir a não alienação de qualquer bem sem a anuência da Anatel. Garantir o serviço é nossa obrigação".

O TCU, por sua vez, diz que não terá uma posição sobre a adequação dos bens reversíveis ou não determinará quais bens são reversíveis. "Essa é uma atribuição muito clara da Anatel. Mas temos o dever de fiscalizar porque precisamos dar transparência as ações do Governo". Assistam a participação dos executivos da Anatel e do TCU.


Internet Móvel 3G 4G
TIM quer compartilhar frequência com Claro e Vivo

Operadora quer levar para essas operadoras o acerto firmado com a Oi. Em infraestrutura, TIM prepara 4G em 700 MHz em São Paulo e já instalou 600 ERBs, revelou o CTO da tele, Leonardo Capdeville.

Anatel aprova novo regulamento para preço público de radiofrequências

Principal novidade é a possibilidade de a agência exigir compromissos de investimento como parte do valor da renovação do direito de uso do espectro.

Segurança faz Anatel antecipar bloqueio de celulares no Rio de Janeiro

Os aparelhos irregulares vão ser bloqueados a partir de 08 de dezembro, a pedido do Gabinete de Intervenção Federal no Estado. O bloqueio está implementado no Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Disputa entre fornecedores faz Cemig Telecom adiar leilão para o dia 8 de agosto

Preço mínimo para o lote 1, que envolve a rede de banda larga nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro foi estipulado em R$ 332 milhões.  Já manifestaram interesse público, a TIM e a Claro.

TV paga: Modelo não muda e sangria de assinantes já dura três anos e meio

Depois de um período de expansão, em 2014, com a entrada das teles no segmento, o setor encerrou o mês de maio com 17,8 milhões de assinantes, o que significa a perda de 10% da base de usuários. Claro/NET concentram 50% do mercado.

Anatel rejeita pedidos de Société e Pharol para mudanças no conselho da Oi

Seguem válidos, portanto, os nomes indicados a partir da aprovação do Plano de Recuperação Judicial, em dezembro, que constituem o Conselho de Administração Transitório da supertele.

Telefónica conduz projeto de transformação digital da Avianca

O acerto terá validade de cinco anos e inclui serviços de voz tradicional, conectividade de dados, apoio de infraestrutura (LAN/WLAN/Centro de cabos), segurança digital e soluções de redes definidas por software (SDN).


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G