INTERNET

Globo: Regulação de VOD vai além da Ancine e exige legislação

Convergência Digital ... 14/09/2016 ... Convergência Digital

O tema está no radar da Ancine há algum tempo e no fim do ano passado ganhou aval do Conselho Superior de Cinema: regras para a oferta de vídeo sobre demanda, ou seja, ferramentas como Netflix e similares. Mas para a Rede Globo, qualquer movimento nesse sentido exigiria mudanças na legislação. 

“A questão do vídeo sob demanda ensejaria no mínimo um debate legal. Qualquer discussão que se venha a ter sobre uma regulação, antes vamos ter que legalizar, no sentido de criar o marco legal necessário para se discutir inclusive atores que não podem ser alcançados por regulação da Ancine”, defendeu o diretor de regulação da Globo, o ex-conselheiro da Anatel Marcelo Bechara.

Ele lembrou que no fim do ano passado o Conselho Superior de Cinema concluiu que tem que criar uma regulamentação. “Entendo que não poderia ser uma instrução normativa, sequer um Decreto. Se for para fazer esse debate, deve ser através de lei, assim como foi a Lei 12.485/11, a Lei do Seac. Senão a gente poderia ter resolvido isso lá atrás”, emendou Bechara, que participou do 30º Seminário Internacional da ABDTIC, realizado em São Paulo, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

“Não dá para comparar TV por assinatura com serviços over the top. Um tem outorga, tem infraestrutura. O outro não tem. Seria importante talvez não regular um serviço, mas desregular o outro, antes mesmo de se criar um marco para o vídeo sob demanda.”


NIC.br libera código-fonte de sistema que mede qualidade da Internet

"Ao promover o uso do SIMET Box, teremos mais medições e, consequentemente, maior riqueza de dados sobre a qualidade da conexão à Internet nas diferentes localidades do Brasil", destaca Fabricio Tamusiunas, gerente de projetos do NIC.br.

ICANN: Acesso à Internet para além da elite exige um 'trabalho duro'

A missão de conectar o próximo 1,5 bilhão de pessoas exigirá conteúdos e idiomas mais locais, diz o presidente da ICANN, Göran Marby. Ele defendeu ainda o modelo multistakeholder adotado na América Latina e Caribe. "Vocês têm muito para ensinar ao mundo".

Europa multa Facebook em R$ 400 milhões por cruzar dados com Whatsapp

Para braço antitruste da União Europeia, rede social forneceu informações falsas quando comprou o aplicativo e negou o que viria a fazer dois anos depois.

OTTs entram em guerra e denunciam práticas desleais na Internet

De um lado, Spotify, Deezer e Rocket Internet. Do outro, Apple, Amazon, Google e Facebook. A disputa entre os OTTs incrementa e a Europa já estuda publicar uma lei para lidar com as queixas de práticas desleais na concorrência.

Safernet adverte que jogo Baleia Azul é notícia falsa

Entidade alerta para a disseminação de informações sensacionalistas sem evidências e para uma possível reação legislativa movida tão somente pelo pânico. Mas especialista insiste na mudança das regras.

Revista Abranet 20 . março/maio 2017
Veja a Revista Abranet nº 20 Mudança na cobrança via boleto pode onerar empresas. Recomendação é negociar com bancos e procurar alternativas; Mudanças no ISS ampliam a incidência do imposto;
e muito mais...
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G