TELECOM

Para Oi, banda larga não pode ser um ônus para o fim das concessões

Luis Osvaldo Grossmann e Pedro Costa ... 20/09/2016 ... Convergência Digital

A nova política pública de telecomunicações, com prioridade para a banda larga, vai depender do tamanho do ajuste pelo fim das concessões de telefonia, sustenta o diretor de assuntos regulatórios da Oi, Carlos Eduardo Medeiros. Ao participar da 16ª Rio Wireless, organizada pela Network Eventos, nos dias 13 e 14 de setembro, o executivo defendeu diretrizes ‘economicamente e operacionalmente’ viáveis na revisão do modelo. 

“A banda larga seria uma política pública necessária para o Brasil, desde que ela seja economicamente e operacionalmente viável – o economicamente está mais ligado à discussão do saldo que vai ser definido com relação à saída da concessão, tem que ser atraente, que incentive a mudança, e não um ônus para sair da concessão”, afirmou. 

Segundo Carlos Eduardo Medeiros, a política pública voltada para a banda larga também deve prever os instrumentos de financiamento de ampliação das redes. “No futuro, uso dos fundos setoriais para suportar a expansão, ligada à questão da demanda, que tem que romper a barreira financeira quanto de proficiência do uso da banda larga.”

Para o diretor da Oi, o serviço de voz fixa está universalizado no Brasil, com penetração de 21%, superior a média mundial. Também acima da média mundial é a penetração de celulares, 123%. O fim da concessão, portanto, seria um passo natural nesse estágio. Para Medeiros, essa mudança deve se dar em duas etapas: “desoneração das obrigações, assegurando sustentabilidade financeira, e aí sim a migração do modelo para um regime privado, em autorização. Assistam.


Internet Móvel 3G 4G
Brasileiro usa cerca de 30 aplicativos nos smartphones

Os brasileiros passaram mais de três horas por dia usando o celular, o que coloca o País na 5ª posição mundial, atrás apenas da Indonésia, Tailândia, China e Coreia do Sul. Os dados levaram em conta apenas os assinantes do Android.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Oi convoca assembleia geral de acionistas para 30 de abril

Por meio de comunicado ao mercado, operadora marca assembleia de acionistas depois do aumento de capital e do acordo firmado com a Pharol, acionista portuguesa que resistia à execução do plano de recuperação.

Telefonia fixa perdeu quase 2 milhões de linhas ativas em 2018

As concessionárias foram as que mais tiveram pedidos de desligamento - 1,682 milhão de linhas no período de novembro de 2017 a novembro de 2018. Claro lidera o mercado de linhas fixas. Oi detém mais da metade das linhas das concessionárias. Claro aparece entre as autorizadas.

Anatel amplia o cerco aos celulares piratas

Mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares considerados irregulares estão sendo enviadas para os estados da região Nordeste, dois estados da Região Sudeste ( Minas Gerais e São Paulo) e alguns trechos das Região Norte. No portal da Anatel é possível saber se o seu celular é ou não irregular.

Vicente Aquino é empossado como conselheiro da Anatel

Com a presença do presidente da agência, Leonardo de Morais, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, o advogado - indicado pelo presidente do Senado, Eunício de Oliveira - foi empossado. Mandato vai até novembro de 2020. Foi a posse mais rápida já feita na Anatel - entre indicação e posse foram menos de 15 dias.




  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G