INOVAÇÃO

BNDES: Em IoT, não dá para atirar para todos os lados

Convergência Digital ... 23/09/2016 ... Convergência Digital

A Internet das Coisas traz muitas oportunidades, especialmente para um país que precisa ganhar terreno em produtividade. Mas as próprias condições brasileiras impõem algum tipo de foco dentro dessa tecnologia tão ampla. Serão preciso escolhas. 

É o que defende a chefe de departamento de TIC do BNDES, Irecê Loureiro. “O Brasil não é rico, mas é grande. Como não somos ricos, não dá para sairmos atirando para todos os lados. A gente corre o risco de ficar pulando de vagão em vagão e não entrar em nenhum deles. A gente precisa fazer escolhas. Não vamos endereçar todas as verticais.”

Como sustentou na 16ª Rio Wireless, realizada nos dias 13 e 14 de setembro, no Rio de Janeiro, a IoT representa uma grande oportunidade de a economia brasileira ganhar produtividade. Mas há muito por saber. “A gente hoje não tem um número confiável para tratar com o assunto internet das coisas para o Brasil. Há uma sensação de oportunidade, mas não tem nenhum estudo sobre o Brasil”, diz a chefe de TIC do BNDES.  

“Temos que escolher se a gente vai para saúde, grandes cidades, indústria, logística, o dia a dia de uma casa, para a agroindústria. O que vamos priorizar? Onde tem mercado? A capacidade de oferta da indústria? Grandes problemas nacionais como saúde ou educação? E ainda temos o dilema das horizontais – diversos desafios de tecnologias como padrões ainda não estabelecidos, e também organizacionais, de políticas, de responsabilidade.”

Ela lembra que o país tem “vantagens naturais”, seja no agronegócio, em óleo e gás, em mineração. “Por outro lado, não temos acesso universalizado de banda larga. Temos grandes lacunas na inovação, na distância entre academia e empresas. O investimento privado em inovação é muito baixo. Temos um ambiente que não é bom para startups.”  Assistam a apresentação.

NOTA DA REDAÇÃO: LOGO APÓS O EVENTO, O BNDES INFORMOU A CONSULTORIA VENCEDORA DA LICITAÇÃO DO ESTUDO DE INTERNET DAS COISAS.


Cloud Computing
Inteligência artificial: muito além dos departamentos de TI

Levantamento global assume que haverá redução de emprego, mas sustenta: novas funções vão surgir e recuperar boa parte desses postos. A eficiência é o nome da estratégia.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Ministérios Públicos aderem aos algoritmos para agilizar processos

Uso da tecnologia tornaria o trabalho mais rápido e eficiente para a sociedade, especialmente, em provas audiovisuais, de imagens e vídeos.

CESAR abre inscrições para atrair startups

Iniciativa é voltada para startups de setores como saúde, serviços financeiros, água, energia sustentáveis, entre outras.

Finep e Fapesp aprovam projetos de R$ 65 milhões para inovação

Dos selecionados, 87 projetos são de pequenas empresas e 10 são direcionados ao desenvolvimento de tecnologias para cidades inteligentes.

Blockchain tem potencial para 'desbloquear' a inovação e tornar o Brasil mais transparente

Em entrevista exclusiva à CDTV, Michael J.Casey, consultor-sênior do MIT Media Lab, assegura que a plataforma é a ideal para evitar silos e permitir conexões entre grupos distintos.
 

Polícia Federal quer usar inteligência artificial aplicada à investigação

Em junho, acontecerá um hackaton para viabilizar o uso real da tecnologia pelos policiais federais.



  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G