Convergência Digital - Home

Google usa a nuvem para entrar na corrida do Blockchain

Convergência Digital
Convergência Digital* - 26/09/2016

Os serviços de computação em nuvem do Google vão ser utilizados para testes de blockchain para bancos, revelou a consultoria alemã GFT, que é parceira na criação de um aplicativo para atender a demanda da tecnologia. Entrada no negócio acirra a disputa da empresa de Internet com as rivais IBM, Amazon e Microsoft.

O Blockchain pode ser definido como uma rede ponto-a-ponto (do inglês peer-to-peer) que aporta o conceito de livros-caixa distribuídos. Na prática, o blockchain funciona como um grande banco de dados que serve para confirmar as transações para todos os participantes da rede. Um dos primeiros segmentos a entender a tecnologia foi o financeiro.

Os bancos perceberam a importância dos novos tipos de moedas e estão falando sobre bitcoins, mas ainda falta entender como o blockchain vai transformar os modelos de negócios. “Os bancos estão percebendo que o conceito por trás do bitcoin está permitindo tipos diferentes de meios de pagamento”, salientou Fabio Chesini, diretor de pesquisa do Gartner, ao participar do CIAB 2016.

No Brasil, os bancos estão formulando suas estratégias. “A Internet foi salto quântico de mover informações; o blockchain é [salto quântico] de mover ativos”, afirmou Maurício Alban Salas, superintendente de arquitetura do Itaú Unibanco, também no CIAB 2016. A instituição criou um centro de excelência com frentes estratégica, tecnológica e funcional. O banco trabalha para identificar e liderar parcerias de negócio e alianças estratégicas, além de mapear oportunidades e cenários.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.
3ª Semana da Inovação 2017
Huawei se prepara para ser fornecedor de nuvem pública do governo

Empresa planeja se tornar um dos principais fornecedores de computação em nuvem do governo brasileiro, a partir do fortalecimento de uma estrutura local.


Destaques
Destaques

STJ condena compartilhamento de dados de clientes entre os bancos

Foi mantida a condenação do HSBC. Tribunal considerou abusiva cláusula que não permite ao correntista optar se quer ou não abrir mão de seus dados.

Confaz tributa software em nuvem e streaming como Netflix

Decisão foi tomada em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária. Regra entra em vigor a partir de março de 2018.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A IA traz emoção e empatia às "máquinas"

Por Eduardo Prado*

Imagine se as tecnologias – assistentes virtuais (tipo Alexa da Amazon), veículos autônomos, aparelhos de televisão, frigoríficos conectados, telefones celulares – estivessem cientes das suas emoções? E se elas percebessem o seu comportamento não-verbal em tempo real?

Empresas de TI ou organizações dependentes dela?

Por Paulo de Godoy*

Considerada parte do ‘guarda-chuva’ da Inteligência Artificial, a Machine Learning vem crescendo e ganhando força à medida que o volume de dados explode.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site