INOVAÇÃO

Mercado brasileiro de IoT se concentra em apenas dois segmentos

Convergência Digital ... 26/09/2016 ... Convergência Digital

Em que pese as discussões sobre internet das coisas em geral despertarem uma ampla gama de possibilidades nas mais diferentes verticais de mercado, a demanda brasileira é ainda altamente concentrada em apenas dois setores: os meios de pagamento e o monitoramento de veículos. 

“Temos uma característica de mercado muito concentrado em duas verticais: os meios de pagamento e as aplicações de monitoramento de veículo, que têm um apelo muito forte no Brasil. Esses dois segmentos representam algo próximo de 90% do mercado [de M2M]. O perfil do consumidor brasileiro é resolver questões emergenciais. Talvez por isso todos os segmentos no Brasil que tem relação direta com fraude, furto e roubo têm uma ascendência muito grande no mercado de IoT no Brasil”, afirmou o fundador da Denox, Gustavo Travassos. 

Como destacou ao participar da 16ª Rio Wireless, realizada nos dias 13 e 14 de setembro, “é óbvio que novos segmentos vão surgir. Mas hoje estamos falando de quatro grandes operadoras de meios de pagamento e de quatro grandes operadoras de monitoramento de veículos, duas delas seguradoras que atendem outras seguradoras. Quando concentra um mercado inteiro em oito clientes, que estrutura estamos falando para atender? O poder de fogo das operadoras é notável sobre a pessoa física. Mas num mercado construído em cima de alguns poucos clientes corporativos, talvez não precise de uma estrutura complexa para isso.”

Segundo ele, “o Brasil se comporta de forma um pouco diferente em relação às grandes mudanças, os ciclos de inovação. Não temos um volume tão grande de players, não temos tantas possibilidades em cada frente para trabalhar parcerias locais. Não temos, historicamente, a habilidade de integrar vários parceiros tecnológicos numa solução, com tempo de criação e lançamento curto. Em geral são projetos complexos de gerenciar aqui. E quando a gente fala de IoT, necessariamente é a ponta do objeto, do hardware, o mobile, que no Brasil tem complicadores adicionais pela complexidade tributária. As coisas chegam aqui com preço muito alto. Isso tudo cria um atraso na curva de adoção.” Assistam.


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