GOVERNO

Anac impede uso do Samsung Galaxy Note 7 em aeronaves brasileiras

Luiz Queiroz ... 26/09/2016 ... Convergência Digital

Por conta do risco de explosão ou incêndio, os smartfones da Samsung, modelo Galaxy Note 7, estão proibidos de serem usados dentro das aeronaves brasileiras, mesmo que em "modo avião". As empresas deverão usar os seus comissários para notificar os passageiros que eles devem desligar esse equipamento, se for a versão mais moderna da Samsung.

"Devido a diversos incidentes causados pelas baterias de íons de lítio do modelo da Samsung, em diferentes lugares do mundo, a agência orientou que as empresas aéreas alertem os passageiros quanto aos riscos no transporte do aparelho nas aeronaves", informa a nota oficial.

A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que encaminhou no dia 12 de setembro aos operadores de transporte aéreo do país uma "recomendação" quanto ao uso e ao transporte do smartphone Galaxy Note 7 em aeronaves.

Medida inócua

Apesar da Anac orientar que passageiros e tripulantes não devem ligar e nem recarregar esse modelo dentro de suas aeronaves, até que a fabricante faça a substituição dos modelos defeituosos, no Brasil a medida parece ser inócua, embora louvável. O lançamento oficial do Galaxy Note 7 estava previsto para o dia 22 de agosto, mas a empresa suspendeu as vendas sem dar maiores detalhes. Tanto que no site da Samsung Brasil há o anúncio do modelo, mas ele não se encontra disponível, nem em sua loja online.

Porém ficou claro que a decisão de suspensão foi tomada pela companhia no Brasil e nos demais países, quando no início de setembro foi forçada a anunciar um "recall" em unidades que já havia vendido nos EUA e na Coreia, além de outros sete países.  Segundo informações da agência Reuters, a Samsung já havia vendido cerca de 2,5 milhões de unidades nestes países, antes de anunciar o recall.

De qualquer forma, a Anac recomenda que o modelo Galaxy Note 7 da Samsung não seja transportado por passageiros ou tripulantes em bagagens despachadas, mas somente em bagagem de mão e desligado.

"Na semana passada, os problemas causados pela bateria do smartphone Galaxy Note 7 levaram à autoridade de aviação civil dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration – FAA) a alertar as companhias aéreas daquele país quanto aos cuidados no transporte e utilização do aparelho dentro das aeronaves", informa a nota oficial da Anac.


Cobertura Especial do 2º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2017

Telebras desbanca teles e assume rede da Dataprev por R$ 292 milhões

Estatal assume rede que interliga 1,7 mil agências do INSS e data centers no lugar da Embratel, Telefônica, Oi e British Telecom.



Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do evento

Governo retoma piloto de IoT com chips para coleta de dados

Governo criou um comitê interministerial para integrar as políticas de RFID às do Plano Nacional de Internet das Coisas. Iniciativa, parada há três anos por falta de consenso, batizada de SINIAV, começa a sair do papel com pilotos em Pernambuco e no município de Santo André, em São Paulo.

Governo discute se IoT é valor adicionado ou Telecomunicações

"Há prós e contras e precisamos analisar bem para definirmos a melhor governança", diz o diretor do MCTIC, José Gontijo. Sobre Internet das Coisas, Gontijo é taxativo: O Brasil não pode adiar mais uma definição sobre Lei de proteção de Dados Pessoais.

Reforma tributária: Telecom fica na categoria do imposto seletivo

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, reproduzida pelo Connvergência Digital, o deputado Luiz Carlos Hauly, do PSDB/PR, explica que a sua proposta elimina 10 tributos.

Fazenda e Receita insistem e querem o fim da desoneração da folha em 2017

Área econômica insiste que a desoneração trouxe mais prejuízos do que benefícios aos cofres públicos. TICs ficam fora dos segmentos contemplados em nova proposta do Governo.


Acompanhe a Cobertura Especial do WCIT 2016

Fim da gestão do Governo dos EUA abre nova era para a Internet

Desde 1º de outubro, as funções técnicas da internet – nomes, números e protocolos – não envolvem mais um contrato da ICANN com o governo americano. “O Brasil influenciou nessa transição”, diz o secretário-executivo do CGI.br, Hartmut Glaser. 


Acompanhe a Cobertura Especial do WCIT 2016

  • Copyright © 2005-2017 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G