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A 'internet do comércio': Quando máquinas e homens interagem

Convergência Digital* - 27/09/2016

Nos próximos cinco anos, cada decisão relevante tomada em prol do negócio será extraída de sistemas cognitivos que entendem, aprendem e ampliam o poder de decisão dos líderes das corporações, sinalizou a CEO da IBM, Ginni Rometty. A estimativa dela se baseia na mudança do relacionamento entre empresas, consumidores e clientes.

É fato: o poder de compra está mudando e os dados recolhidos por meio de análises de dados vão impactar a experiência dos negócios, a relação entre usuários e líderes e, mais ainda, os gerentes de marcas e especialistas de marketing precisam aprender a confiar em máquinas e se preparar para a era cognitiva.

E não se enganem. Essa guinada no modelo de tomada de decisão já mudou. "Hoje os algoritmos de máquina de ferramentas de busca e plataformas de comércio eletrônico são gateways com influência significativa sobre decisões dos compradores. Qual foi a última vez em que você fez uma compra significativa sem pesquisar antes sobre ela no Google?", indagou Pete Sena, investidor-anjo e fundador da Digital Surgeons, em coluna no site norte-americano Tech Crunch.

A “internet do comércio” está surgindo com o aumento da interação entre máquinas conectadas à internet e o processo de decisão dos usuários, sustenta ainda o especialista. O consumidor, destaca ele, quer cada vez mais gastar o seu dinheiro com a melhor experiência de compra possível.

O desafio para líderes de marketing, acrescenta o especialista, será descobrir e utilizar as infinitas possibilidades que vêm com o avanço da tecnologia, sem se esquecer de criar meios, produtos e experiências que estejam ligadas, de alguma forma, à condição humana, às emoções. Esse é o mundo que a era cognitiva deslumbra. Quer saber mais? Clique aqui.

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