INTERNET

"A Internet é uma obra inacabada", adverte Vint Cerf

Luis Osvaldo Grossmann e Roberta Prescott ... 06/10/2016 ... Convergência Digital

"Há muito por fazer pela Internet. Ela precisa e pode melhorar muito", advertiu o co-criador do TCP/IP e 'pai' da Internet, Vint Cerf, ao participar do WCIT 2016, em Brasília. O especialista chamou atenção para o fato que a Internet não é 100% segura e que deveria funcionar na mesma maneira em todo lugar não importando o lugar do mundo — e ressaltou que o sucesso da Internet está na liberdade de expressão e ao livre acesso a ela.

Na sua palestra, Cerf enfatizou que o  desenvolvimento da Internet deve ser centrada nas pessoas, sendo acessível financeiramente e em termos de infraestrutura, além de possuir um conteúdo que tenha utilidade localmente. O 'pai' da Internet também foi taxativo: a hora é de fechar acordos transnacionais e cooperativos para combater os crimes na Internet.

"Acordos que têm a ver com como contratamos, o valor da assinatura digital, quais tecnologias são usadas para isso, como as identidades das partes podem ser confirmadas. Precisamos de regimes cooperativos. Se uma parte da internet pode ser atacada por alguém em outra jurisdição, o que fazer quando o criminoso está em outro país? Vamos precisar ter regimes multilaterais que permitam que esses problemas sejam resolvidos”, afirmou.

Falando da longevidade do mundo digital, Cerf voltou a bater na tecla que a preservação de arquivos depende da disponibilidade de mecanismos de “leitura” dos mesmos. A questão a resolver é como assegurar que os arquivos digitais antigos poderão rodar nos software novos.

“Algumas pessoas vão dizer que isto não importam se não conseguirem ver fotos, mas elas não sabem se seus descendentes vão se importar com isto. Temos problemas técnicos para resolver para preservar o legado”, destacou. A CDTV do portal Convergência Digital disponibiliza a íntegra da participação de Vint Cerf no WCIT 2016. Assistam.


Com domínio 'rio.br', o NIC.br termina a campanha Cidades.br

Os domínios "sampa.br", "curitiba.br", "poa.br" e "floripa.br" estão entre os DPNs mais populares. De acordo com o NIC.br, mais de 40 mil domínios de cidades já foram registrados, o que representa quase 8% da base de domínios sob o '.br', que não são '.com.br'.

"Nem todos os robôs utilizados na Internet são ruins", adverte o TSE

Segunda reunião do Tribunal Superior Eleitoral para tratar das chamadas fake news discutiu, entre outros temas, modelagem API ea criação de um ambiente virtual para receber denúncias e sugestões.

CGI.br: Multissetorialismo se mantém como base para a Governança da Internet

O CGI.br entregou as suas recomendações ao MCTIC para o aperfeiçoamento da estrutura da governança da Internet. Iniciativa reúne consensos entre os setores acadêmico, empresarial e terceiro setor. Há sugestões de mudança na estrutura do próprio Comitê Gestor.

FCC derruba neutralidade de rede e EUA se preparam para guerra judicial

Sem surpresas, a decisão se deu em bases partidárias: a maioria Republicana matou as regras que impediam operadoras de discriminarem tráfego na internet. Mas a decisão vai ser questionada nos tribunais. 

Assespro vai ao STF obrigar juízes a usarem MLAT nos dados fora do Brasil

Com filiados como Facebook, Microsoft e Uber, entidade quer a prevalência do acordo de cooperação judiciária com os EUA para acesso a informações de usuários, mesmo brasileiros, que estejam em datacenters no exterior.  

Revista Abranet 23 . dez 2017 - jan/fev 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 Qual é a fórmula do sucesso? Boas práticas aplicadas por corporações bem-sucedidas sugerem um caminho a seguir. Entrevista com Tadao Takahashi. Discussão sobre a lei de proteção de dados avança. E mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G