INOVAÇÃO

Com qualificação, Tecnologia gera mais empregos do que destrói

Luis Osvaldo Grossmann e Pedro Costa ... 10/10/2016 ... Convergência Digital

Nada de cenários distópicos. Para especialistas, a começar pelo ‘pai’ da internet, Vint Cerf, o avanço tecnológico vai mesmo destruir vários empregos, mas também vai gerar outros. E a principal vacina para as mudanças estruturais trazidas pela tecnologia é estar preparado e qualificado para usar as novas ferramentas. 

“A única forma de ajudar as pessoas a se adaptarem às novas tecnologias é nos certificando que eles têm a habilidade para usar essas tecnologias”, disse Vint Cerf, ao discutir o futuro do trabalho durante o 20o WCIT, o Congresso Mundial de TI realizado em Brasília entre 3 e 5 de outubro. 

“Estamos entrando em um ambiente de trabalho onde haverá muito mais especializações. Significa que vamos começar a fazer propaganda das suas capacidades, do seu tipo de habilidade – e isso vai criar um novo mercado de trabalho. Vamos fazer a transição do modelo de ‘eficiência’ para a ‘experiência do consumidor’, e isso vai envolver pessoas que pensam diferente para avaliar uma experiência diversificada dos clientes”, diz a presidente do Comitê de Estratégia e Desenvolvimento da G3ict, Frances West. 

Para o diretor de Políticas de Comunicação do Uber para a América Latina, Ivo Correa, novos modelos de negócios criam também novas necessidades. “Não vemos tecnologia como ameaça econômica para as pessoas, mas oportunidade de novas possibilidades de trabalho. É claro que a tecnologia elimina alguns tipos de trabalho, mas cria muitas outras”, afirmou. 

Como lembrou, “inúmeras plataformas estão criando possibilidades diferentes. O YouTube criou a profissão de youtuber, de ser dono de um canal. Amazon, eBay, são empresas que reduziram custos de transação e colocaram consumidores e usuários diretamente em contato com transações mais fáceis e mais seguras alavancam oportunidades econômicas. O Uber tem mais de 1 milhão de motoristas no mundo.”

Ainda segundo Vint Cerf, é certo que certos paradigmas mudaram. “Eu estudei, consegui emprego e me aposentei. Mas isso não existe mais. As pessoas que nascem hoje vão viver 100 anos e vão ter várias carreiras. E vão ter que aprender ao longo delas, o que significa por a educação em primeiro lugar.” Assistam a íntegra do painel sobre O futuro do Trabalho, realizado no WCIT 2016.


Cloud Computing
Nuvem pública do governo federal começa com apenas nove órgãos

Dos vinte órgãos que manifestarm interesse, apenas nove confirmaram e terão acesso à nuvem do governo federal, que tem pregão estimado para acontecer no quarto trimestre de 2018. A cotação de preços junto aos fornecedores já foi iniciada.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Prefeitura de São Paulo lança prêmio para fomento à inovação

Premia Sampa irá destacar ideias inovadoras para a gestão eficiente da cidade e boas práticas da administração municipal.

Robôs viram os novos fiscais do Governo

Rival do WhatsApp, gaúcha Rocket.chat interliga 150 mil servidores

Plataforma de mensageria corporativa contabiliza 10 milhões de usuários. Até final do ano, a empresa vai lançar uma solução para transações via chat.

Blockchain é a globalização para países como o Brasil

"Blockchain tem de ser pública e open source para abrir oportunidades", sustenta o empreendedor Henry Liu, que, hoje, vive em Austin, no Texas, mas já morou na China e no Japão.

camara-e.net contabiliza 78 insurtechs em atividade no Brasil

Crescimento no segmento ficou acima de 200% nos últimos 12 meses. Em 2017, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônica somava 25 insurtechs, que são as fintechs do mercado de seguros.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G